Natal para mim tem de ter sempre alguns docinhos obrigatórios, como o Bolo-Rei ou o Bolo Rainha, Arroz doce ou leite creme, uma torta, entre outros, mas uma das coisas que não pode faltar são as broas castelares. Já as faço à uns anos, mas estas são espetaculares. Não levam farinha nenhuma a não ser de amêndoa. Normalmente fazia com farinha de espelta (ou trigo antes de usar espelta) mas estas são muito leves, fofas e deliciosas. O único senão é que não aguentam tanto tempo como as outras, mas podem ser congeladas e quando descongeladas ficam iguais.
Ingredientes:
- 450gr de batatas-doces
- 250gr de açúcar amarelo e 1dl de água
- 100gr de miolo de amêndoa pelado e triturado (Transmontanos)
- 100gr de coco ralado
- 5 gemas (4+1)
- Raspa de 1 laranja
- Manteiga para untar
- Farinha para polvilhar
- 1 gema para pincelar
Preparação:
- Descasque as batatas e leve-as a cozer em água fervente. Assim que estiverem cozidas, retire do lume e reduza-as a puré. Reserve.
- À parte, leve o açúcar ao lume com a água. Deixe ferver até obter o ponto espadana.
- Adicione a farinha de amêndoa e o coco ralado.
- Deixe ferver novamente, mexendo sempre até atingir o ponto de estrada. Incorpore as gemas e a raspa da laranja. Retire do lume, deixe arrefecer e reserve.
- Entretanto pré-aqueça o forno a 220ºC. Com a massa, molde pequenas broas. Unte com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro para ir ao forno e disponha as broas.
- Pincele-as com a gema batida.
- Leve ao forno, durante cerca de 15 minutos.
- Findo o tempo, retire as broas do forno e deixe arrefecer. Transfira-as para uma travessa e sirva-as de seguida ou guarde para ir consumindo.
Sem comentários:
Enviar um comentário