quarta-feira, 19 de junho de 2024

Bacalhau assado com batatas a murro e migas de couve com feijão azuki



Este prato preenche-me completamente. Adoro bacalhau, batatas a murro e migas. Normalmente tenho sempre leguminosas cozidas por mim em casa e com as quais tenho alguns cuidados adicionais. Qualquer que seja a leguminosa, deixo-a sempre de molho durante 24h e mudo de água por 2x. Adiciono sempre vinagre de cidra à água da demolha e uma tira de alga kombu para ajudar alguns dos anti-nutrientes presentes nas leguminosas e que por vezes causam algum desconforto e inchaço abdominal. Quando as levo a cozer acrescento novamente mais uma tira de alga kombu. Depois é só deixar arrefecer e congelar por porções e tenho sempre feijão, grão ou lentilhas prontos a utilizar. Tenho o mesmo cuidado quando cozo legumes como couves, brócolos, couve-flor, feijão verde. Acrescento pelos mesmos motivos uma tira de alga kombu à água da cozedura. Não dá nem altera o sabor dos alimentos e "cai sempre melhor" aos mais sensíveis. Barriga Feliz = Família Feliz 😍😍



Ingredientes:

  • 2 Postas de bacalhau
  • Batatas pequenas q.b.
  • 1 Embalagem de caldo verde 
  • Feijão azuki cozido q.b.
  • Broa de milho q.b.
  • Azeite extra virgem q.b. (Transmontanos)
  • 14 Dentes de alho
  • Sal q.b. (Rui Simeão Sal Tavira)
  • 1 tira de alga Kombu (para cozer as couves)
Preparação:
- Leve o bacalhau a grelhar. Depois de grelhado, retire e reserve. Prepare agora as batatas.
- Lave bem as batatinhas. Seque-as com papel absorvente. Transfira as batatas para um tabuleiro para irem ao forno e polvilhe-as com bastante sal. Leve-as ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixe que as batatas assem. Mexa-as a meio. Quando estiverem quase prontas, retire o tabuleiro, dê um murro em cada batata e leve novamente ao forno para acabarem de assar. Antes de servir sacuda o excesso de sal.
- Prepare as migas. Lave bem a couve com água morna para libertar "o verdete da couve." Leve um tacho ao lume com água, sal e uma tira (do tamanho de um dedo) de alga kombu. Coza a couve. Depois de cozida escorra bem e reserve.
- Numa frigideira larga junte seis dentes de alho picados e um fio de azeite. Quando os dentes de alho estiverem dourados junte a broa picada (cerca de 2 fatias médias). Misture no azeite e no alho e deixe até ficar bem envolvido e crocante. Junte agora a couve e o feijão azuki. Misture e deixe um pouco para ganhar sabor.´
- Descasque agora os restantes dentes de alho. Lamine os mesmos e coloque-os numa frigideira pequena. Regue com um pouco de azeite (apenas o suficiente para conseguir fritar levemente os dentes de alho).
- Lasque o bacalhau. Coloque-o numa travessa. Por cima coloque os dentes de alho e o azeite. Regue com mais azeite cru. 
- Sirva de imediato com as batatas e as migas.








Sem comentários:

Enviar um comentário