piripiri moído a gosto (por norma são bastante picantes, mas isso pode variar conforme o gosto)
1 colher (chá) de caril
1 Colher (chá) de gengibre em pó (Pimensor)
1 Colher (chá de alho em pó (Pimensor)
1 Colher (chá) de Ras el Hasnout
1 colher de café de açúcar
2 colheres de sopa de vinagre
Preparação: - Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola e o alho (picados) com a mandolina Borner. Deixe refogar um pouco, até que a cebola fique ligeiramente dourada. - De seguida adicione a carne. Misture e tempere com sal e pimenta. Vá mexendo com um garfo de madeira (Gradirripas) para que a carne se solte. - Deixe a carne cozinhar por igual e vá mexendo, para que a carne se solte e vá ficando tenra e cozinhada.
Acrescentar todas as especiarias e deixar cozinhar até evaporar a água que a carne vai libertando. Por fim, juntar o vinagre e mexer tudo. Retirar do fogão e deixar arrefecer. - Coloque um pouco de recheio e vá dobrando em forma triangular sobre a própria massa, até que esta termine. - Feche as pontas com manteiga para fechar a massa ou com clara de ovo para que não se abra ao fritar (se optar por esta forma de cozedura). Eu prefiro levar ao forno. - Leve ao forno até estarem douradinhas ou congele para quando necessitar. Nota: Para fazer as mini chamuças cortei tiras de massa filo com 6cm por 25cm.
Preparação: - Lave e descasque as batatas. Tradicionalmente são cortadas às rodelas, mas quando dei por mim já estavam em cubos. - Na varoma coloque o bacalhau, os ovos inteiros e reserve. - No copo coloque a água, o sal, um fio de azeite, o cesto com as batatas, a Varoma e programe 30 min/Varoma/vel 4. Retire e reserve. - Sem lavar o copo, coloque o azeite restante e programe 3 min/100ºC/vel 1. - Junte as cebolas, cortadas em rodelas com a mandolina Borner, os alhos, a pimenta e pique 8 seg/vel 4. - Adicione a folha de louro e programe 20 min/100ºC / Velocidade invertida / Vel. Colher. - Coloque num pyrex alto, uma camada de batata, o bacalhau em lascas e a cebolada. Repita as camadas, até terminar os ingredientes. Enfeite com rodelas de ovo cozido e com a salsa picada. Polvilhe com pão ralado. - Leve a forno a 180ºC durante 10 minutos para alourar. - Sirva.
Ontem publiquei uma sopinha bem cremosa e que nos reconforta e muito cá em casa. Mas os doces não são menos reconfortantes e são bem docinhos.
Ingredientes:
170gr de açúcar
6 Ovos
Sal q.b.
200gr de chocolate de culinária
150gr de manteiga
Preparação: - No copo limpo e seco coloque o açúcar e pulverize 15 seg/vel 9. Retire e reserve. - Insira a borboleta no copo. Coloque as claras no copo (reserve as gemas), uma pitada de sal e programe 6 min/vel 3,5. Quando faltarem 2 minutos do tempo total deite lentamente pelo bocal o açúcar reservado. Retire a borboleta e reserve as claras na taça onde pretende deixar a mousse. - Sem lavar o copo coloque o chocolate partido e dê 2 toques turbo. Abra o copo e com ajuda da espátula baixe o chocolate que ficou nas paredes e na tampa. - Adicione a manteiga e programe 3 min/80°C/vel 1. - Junte as gemas e misture 15 seg/vel 3. - Verta lentamente sobre as claras reservadas e misture em movimentos suaves com ajuda da vara de arames. - Adicione as nozes partidas em pedaços e volte a misturar suavamente. - Leve ao frigorífico até estar solidificado. - Na altura de servir decore com mais nozes a gosto. - Sirva em tábuas individuais Gradirripas.
Com estes dias mais frios e mais chuvosos um creme quentinho é obrigatório cá em casa, para além de nos aquecer e reconfortar.
Ingredientes:
30gr de azeite
50gr de cebola
2 Dentes de alho
260gr de courgette
360gr de brócolos
130gr de abóbora
10gr de coentros
1 Nabo
800gr de água
Sal q.b.
Preparação: - Coloque o azeite no copo, assim como a cebola e o alho. Pique 5 Seg. / Vel. 5. A seguir refogue 5 Min. / Varoma / Vel. - Adicione a courgete, os brócolos, a abóbora, o nabo e os coentros. Junte a água e o sal. Programe 25 Min. / 100ºC / Vel. Inversa / Vel. Colher. - Ao fim deste tempo triture durante 1 Min. progressivamente até à vel. 7.
Preparação: - Corte o lombinho em pedaços e tempere-o com sal, pimenta, os dentes de alho picados e sumo de meio limão. - Frite a carne no azeite, em lume brando. Vire para fritar bem de ambos os lados. - De seguida junte os camarões e os cogumelos previamente lavados e arranjados, cortados em quatro. - Nesta altura aproveite para retificar os temperos e adicione o piripiri em aguardente. - Regue com o sumo da outra metade do limão e deixe apurar. - Sirva os lombinhos com os camarões e os cogumelos. - Polvilhe com os coentros picados. - Acompanhe com o arroz de cenoura e salsa e uma salada. Preparação arroz: - Descasque e pique uma cebola para um tacho. Junte dois dentes de alho picados.
- Adicione azeite e deixe refogar um pouco.
- Junte cenoura cortada em pedaços muito pequenos. Adicione também a salsa picada.
- Deixe fritar um pouco e junte o arroz que deverá deixar fritar também.
- Quando estiver fritinho junte água quente, sal e deixe ferver.
- Mexa bem e sirva.
E para o almoço de ontem, saíram umas perninhas de frango com batatinhas e cenoura. Uma refeição bem reconfortante e ao nosso gosto. Boa para estes dias mais frescos.
Ingredientes:
3 Perninhas de frango
Batatas para assar q.b.
2 Cenouras
6 Dentes de alho
Sal q.b
Pimenta q.b.
Piripiri moído (Sabor Bio)
Azeite q.b.
Coentros (Aromáticas Vivas)
Pimentão Doce (Pimensor)
Vinho branco q.b.
Margarina q.b.
Preparação: - Arranje as perninhas de frango e elimine as maiores gorduras. Dê uns golpes nas mesmas. Reserve. - Lave e descasque as batatas e as cenouras a gosto. - Regue o fundo do tabuleiro que vai ao forno com azeite. Por cima disponhas as batatas e as cenouras cortadas em cubos e as perninhas de frango. - A seguir triture os dentes de alho juntamente com o sal, a pimenta, o piripiri moído, o azeite, o pimentão doce e os coentros. - Barre o frango, as batatas e as cenouras com este preparado. - Regue com um pouco de vinho branco e por cima umas nozes de margarina. - Reserve de um dia para o outro. - Leve ao forno até estar bem assadinho. - Sirva com as batatas e as cenouras e um arroz branco.
Normalmente associa-se a ideia das alheiras ser igual a uma refeição muito calórica, mas a Eurofumeiro dispõe de alheiras light mas com o mesmo sabor. São ótimas e têm menos 60% de gordura. Acompanhadas de arroz e uns brócolos cozidos conseguimos ter uma refeição cheia de sabor e muito equilibrada. Esta sugestão é bem rápida de fazer e pode ser uma sugestão deliciosa para aqueles dias que o tempo é escasso.
Ingredientes:
1 Alheira Light (Eurofumeiro)
Brócolos
Molho de alho frito (Paladin)
Arroz agulha (Bom Sucesso)
1 Cebola
2 Dentes de alho
1 Folha de louro
Sal q.b.
Azeite q.b.
Preparação: - Comece por grelhar lentamente a alheira sem adição de qualquer gordura numa chapa. - Lave bem os brócolos e separe-os por raminhos. Leve a cozer em água e sal. - Prepare o arroz. Pique uma cebola e os dentes de alho. Junte um fio de azeite e deixe refogar lentamente com uma folha de louro. - A seguir junte dois copos de água e quando estiver a ferver adicione um copo de arroz. - Deixe cozinhar lentamente. - Sirva.
E para dizer um até já aos dias solarengos que nos permitem fazer um delicioso churrasco, hoje trago um robalinho grelhado acompanhado de uma salada mista com pimentos grelhados.
Ingredientes:
2 Robalos
2 Dentes de alho
Sal para peixes
1 Pimento verde
Preparação: - Arranje os robalos e tempere-os com dentes de alho bem picadinhos. Junte o sal especial para peixes e leve a grelhar na grelha sobre as brasas quentes. - Em alternativa poderá grelhar num grelhador elétrico ou numa chapa no fogão. - Leve um pimento também a grelhar sobre as brasas. - Enquanto os robalos grelham prepare uma salada mista de alface, tomate e pepino. - Quando o pimento estiver pronto coloque-o dentro de um saco de plástico e "mexa-o" bem para ajudar a soltar a pele. - Faça tiras ao mesmo e junte-o à salada. Tempere-a com sal, azeite, vinagre e orégãos.
A sugestão de hoje é algo que me reconforta quando como. É daquelas refeições que me deixa bem consolada.
Ingredientes:
2 Postas de bacalhau
1 Cabeça de alho
Azeite q.b.
Ingredientes açorda:
300 g pão, rijo
10 dentes alho
30 g azeite
Coentros a gosto (Aromáticas Vivas)
2 Ovos
1 Folha de louro
Pimenta a gosto
Sal q.b.
Agua a gosto - caso necessite da açorda mais liquida
Preparação: - Comece por preparar a açorda na bimby. - Leve o bacalhau a grelhar na placa. - Entretanto lamine os dentes de alho e coloque num fervedor juntamente com azeite. Quando faltar 2 minutos para terminar a preparação do bacalhau e da açorda leve o azeite ao lume com os dentes de alho laminados até estes ficarem dourados.
Preparação açorda: - Comece por colocar as 300grs de pão num recipiente mergulhado em água até que o pão fique completamente coberto pela água. Reserve. - No copo da Bimby coloque os dentes de alho e os coentros. Pique 4 Seg. Vel 5. - Em seguida deite o azeite e a folha de louro. Programe Temp. 100ºC / Vel. 1 / 7 Min. - Ao fim deste tempo retire a folha de louro (para que a açora não fique depois com um sabor amargoso. - De seguida coloque o pão demolhado no copo e programe Temp. 100ºC / Vel. 1 / 10 Min. - Nos últimos 2min, acrescentar pelo bocal o sal, a pimenta e os ovos previamente batidos. - Ao fim deste tempo veja a consistência da açorda. Como gosto dela leve programei mais 2 minutos. Se pretender que a açorda fique mais liquida, acrescente agua a gosto.
Esta semana é uma semana calma, ontem foi feriado e o outono chegou há cerca de 15 dias... e com o outono chegam também as compotas e os doces para barrar durante o inverno as nossas torradinhas, tostas e bolachinhas.
Esta combinação de tomate e manjericão resultou.... hummmm mesmo bem!
Ingredientes: Tomate q.b. Açúcar amarelo q.b. Paus de canela Água Manjericão a gosto (Aromáticas Vivas)
Preparação: - Comece por triturar um "punhado" de folhas de manjericão na trituradora várias vezes para ficar o mais fininho possível. - De seguida, coloque num tacho por cada kg de tomates sem peles nem sementes 600gr de açúcar amarelo. Juntam-se 2/3 paus de canela e um pouco de água. - Adicione o manjericão picado e envolva bem e uniformemente. - Deixe cozinhar lentamente, deixe ferver e apurar. Vá mexendo de vez em quando. - Eu gosto do doce grossinho e com pedaços de tomate por isso deixo mais tempo.
Gosto muito de doces, compotas, geleias e tudo o que seja família destes. Assim mal vi marmelos no supermercado não resisti e comprei para fazer a primeira marmelada deste ano.
Ingredientes:
1 Kg de marmelos, sem casca e caroço, em pedaços
350gr de pêra, sem casca e caroço, em pedaços
400gr de açúcar
Sumo de 1 limão
1 Pau de canela
1 Colher (de sopa) de amido de milho
Preparação: - Num tacho, coloque todos os ingredientes e deixe em lume brando. - Quando os frutos estiverem cozidos, remova o pau de canela e triture tudo com a varinha mágica. - Mantenha ao lume até engrossar. -Retire, disponha em taças e deixe esfriar. - Cubra com papel vegetal.