Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Arroz de cenoura e bacon

Ingredientes:
  • Arroz
  • Bacon
  • Cenoura
  • Cebola
  • Alhos
  • Azeite
  • Sal

Preparação:
- Descasque e pique uma cebola para um tacho. Junte dois dentes de alho picados.
- Adicione azeite e deixe alourar o preparado anterior.
- Junte cenoura ralada a gosto e pedaços pequenos e muito finos de bacon.
- Deixe fritar um pouco e junte o arroz que deverá deixar fritar também.
- Quando estiver fritinho junte água quente, sal e deixe ferver.
- Mexa e sirva.

Carne assada com arroz de cenoura e bacon

Ingredientes:
  • 1 Lombo de porco
  • Cenouras q.b.
  • Alhos
  • Louro
  • Sal
  • Pimenta
  • Colorau
  • Piro-piri
  • Vinho branco
  • Margarina ou óleo q.b.
  • Azeite
Preparação:
- Comece por temperar o lombo com os alhos esmagados, o louro, sal, pimenta, um pouco de colorau, e picante.
- Por cima borrife com umas gotas de vinho branco, um fio de óleo, outro de azeite e uns cubitos de margarina.
- Descasque cenoura a gosto, corte em pedaços largos e coloque junto à carne.
- Leve a assar em forno previamente aquecido.
- Retire a carne do forno, deixe arrefecer ligeiramente e corte em fatias.
- Sirva acompanhado de um belo arroz de cenoura e bacon.





 
 
A receita do arroz de cenoura e bacon pode ser encontrada aqui

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ponte de Lima

A 2ª edição da Feira do Bacalhau de Cebolada realiza-se entre os dias 01 e 03 de Fevereiro, na Expolima.

Ponte de Lima vai apresentar o famoso Bacalhau de Cebolada, iguaria tipica da região. Resta-nos mesmo, meter os pés ao caminho, provar e apreciar este delicioso prato.

Esta iguaria foi típica nas feiras quinzenais e ainda hoje subsiste nas tabernas e nos restaurantes, em que a arte de cozinhar transmite ao bacalhau um sabor divinal, acompanhado, claro, pela sua cebolada.

 
 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Chocolate - Tipos

Adoro chocolate! É daquelas coisas a que eu tenho uma dificuldade muito grande em resistir... Sejam bombons, tabletes, gotas, raspas, em bolos, tortas.... ou até um belo chocolate quente... ai ai... E ainda há os recheados... com amêndoas, nozes, avelãs, passas... e tantas outras coisas...

Mas para além de todos estes formatos existem vários tipos de chocolate, e estes sim, fazem toda a diferença no seu sabor...

O chocolate no fundo é uma mistura da pasta de cacau em pó, manteiga de cacau e açúcar. Em função das quantidades usadas de cada um destes ingredientes, o resultado final é também diferente, quer seja em termo de qualidade, textura ou aromas.

Os chocolates que mais rapidamente se derretem na boca são também os mais gordurosos, pois são os que têm uma maior percentagem de manteiga de cacau.

Os chocolates detentores de mais aroma e sabores são os que têm maiores quantidades de pasta de cacau em pó.

Tipos de chocolate:
- Chocolate preto ou chocolate amargo - O chocolate preto é o que tem uma maior percentagem de cacau. Quanto maior for esta, mais amargoso se torna o chocolate. É feito com grãos de cacau torrados sem adição de leite. Leva apenas cacau e açúcar, por isso há quem o chame de "chocolate puro". É o mais usado em confeitaria, principalmente como base de sobremesas, bolos e bolachas.



- Chocolate de leite - Para a confecção deste tipo de chocolate utiliza-se leite em pó ou leite condensado, que serve para substituir parte da pasta de cacau. Trata-se de um chocolate suave, doce e bastante sensível ao calor, motivo pelo qual é pouco usado em doçaria.



- Chocolate branco - É confeccionado com manteiga de cacau, açúcar e matérias sólidas do leite. Possui aroma e gostos suaves. O chocolate branco apareceu apenas no século XX. É o mais doce e o que tem a textura mais cremosa.



- Cacau em pó - É obtido através da pasta de cacau prensada.Os fabricantes adicionam-lhe açúcar e outras substâncias antes da sua comercialização. É amargo em termos de sabor e castanho-escuro em termos de coloração.



- Chocolate de cobertura ou couverture- Tem grandes quantidades de manteiga de cacau, o que o torna liso e brilhante.  Também os chocolates de cobertura se podem dividir em três tipos:

                                          - Extra-amargo (+ de 60% de pasta de cacau)
                                          - Amargo (60% de pasta de cacau)
                                          - Semiamargo (- de 60% de pasta de cacau)

- Diet - É composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e sacarina (estes dois últimos usados na substituição do açúcar) e vanilina. Trata-se de um chocolate nobre, uma vez que não pode ser mistuarado com óleos ou gorduras. Embora diet... são extretamente calóricos.


Muito importante também são os tipos de gordura usados nos chocolates.

Classificação dos chocolates em função dos tipos de gordura:
- Nobre - Contém uma elevada percentagem de manteiga de cacau e é o único "chocolate verdadeiro". Para garantir a sua facilidade de manuseio, o brilho e uma textura que permita que este se derreta na boca, deve ser passado por um processo de temperagem antes de ser usado. Pode ser encontrado em versões diferentes, e que são por exemplo, o chocolate de leite, meio amargo, amargo, extra-amargo e até um blen, ou seja, uma mistura de leite com meio amargo, e branco.

- Hidrogenado - Neste caso a manteiga de cacau é substituída por óleo vegetal hidrogenado. Esta troca vai reduzir bastante os custos de produção. Além de mais barato, é também mais fácil de trabalhar, pois dispensa a temperagem. É muito usado em produções de grande escala. A qualidade fica obviamente... comprometida.

- Fraccionado - Dono de um brilho acentuado, dispensa também a temperagem. É também identificado como cobertura. É feito com a gordura vegetal da palma. Tem mais sabor de leite e uma textura mais aveludada que o hidrogenado.

Óbidos

É já no próximo dia 22 de Fevereiro que vai ter início o XI Festival Internacional de Chocolate de Óbidos.

Este é o maior evento organizado pelo município. Aqui chocolate é uma palavra mágica.... e para mim também.

Este certame é visitado anualmente por mais de 200 mil pessoas.... e a oferta claro, é sempre a subir. Mais actividades, mais espaços, mais e variadas esculturas são feitas, enfim pura gulodice e pura magia.

Muito importante. Este evento, que decorre entre os dias 22 de Fevereiro e 17 de Março realiza-se apenas às sextas, sábados e domingos.

 
E como grande fã de chocolate que sou... nas próximas semanas é natural que apareçam por aqui algumas informações sobre este pequeno e delicioso pecado.... até porque logo a seguir ao Festival Internacional doo Chocolate... vem o Dia do Chocolate!!


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sopa de couves com feijão

Hummmm.... o tempo frio continua.... felizmente acho que a chuva nos vai largar... e este não pode haver queixas de falta de chuva...  por isso nada melhor que uma sopa para nos aquecer.... e hoje a fazer lembrar a terra.... e os avós! 

Tinha no congelador algum feijão cozido por mim, já congelado e assim foi só descongelar e aproveitar. Tinha também alguma da água da cozedura do feijão, que aproveitei, claro.

Na terra temos sempre feijão e couves... por isso de vez em quando lá vem a sopa de couves com feijão. Hoje alterei um pouco a receita e acrescentei alguns legumes...

Ingredientes:
  • 2 Cebolas 
  • 4 Dentes de alho
  • 1 Nabo
  • 3 Cenouras
  • 1 Courgte
  • Feijão
  • Sal q.b.
  • Couve lombarda

Preparação:
- Descasque as cebolas e os alhos. Corte aos pedaços e coloque tudo numa panela.
- Descasque o nabo, as cenouras e a courgete. Corte aos pedaços e coloque também na panela.
- Adicione parte do feijão e a água.
- Junte água, sal e deixe ferver.
- Enquanto a sopa coze prepare as couves. oje usei couve lombarda que era da que tinha cá em casa. Lave e corte em pedaços folhas das couves. Deixe ficar um pouco em água e vinagre, para desinfectar bem, passe novamente por água, escorra e reserve.
- Depois de cozida, triture a sopa com a ajuda da varinha mágica.
- Leve novamente ao lume e adicione um fio de azeite.
- Quando começar a ferver junte a couve lombarda e quando esta estiver cozida o restante feijão reservado.






- Sirva quentinha.




domingo, 27 de janeiro de 2013

Grão - Casca

Há quem diga que a pele do grão faz mal à saúde. Na minha opinião é uma questão de gosto. A pele do grão é rica em fibra e há quem diga que se torna indigesta.

Por isso aqui ficam algumas sugestões para retirar a respetiva pele.


Retirar a pele do grão:
- Há várias formas de retirar a pele ao grão. O processo é mais ou menos fácil, mas a verdade é que podemos optar por algumas estratégias de forma a eliminar as peles mais rapidamente.

Costumo fazer assim:
- Depois de cozido pressionar cada grão isoladamente e a pele sai facilmente.

Outras formas:
- Colocar durante 15 minutos o grão de molho em vinagre. A pele solta-se mais facilmente.
- Colocar o grão, já cozido, em cima de um pano de cozinha. Espalhe-os e esfregue-os cuidadosamente até que a pele saia.
- Deixar o grão de molho em água quente durante 10 minutos. Deixe arrefecer ligeiramente e esfregue-os com a ajuda das mãos.

Grão

O grão é um alimento muito barato e que deve ser presença assídua nas nossas mesas. É bastante versátil e por isso as opções de utilização são muitas.

O grão é um excelente alimento. Rico em amido é usado pelo nosso organismo como uma fantástica fonte de energia.

É pobre em água, em gorduras e ainda.... isento de colesterol.

Outra vantagem do grão é que é rico em fibras... Tem cerca de 6gr de fibras por cada 100gr de grão. Grande parte destas fibras, são fibras solúveis, ou seja, ajudam a eliminar alguns dos nossos "inimigos"... como são o açúcar, as gorduras e o colesterol.

É ainda rico em ácido fólico. Ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares e a tratar a anemia.

Tem elevada quantidade de cálcio, ferro e magnésio. Estes minerais desempenham excelentes funções no nosso organismo. É ainda pobre em sódio.

Se for ingerido quase diariamente faz ganhar massa muscular, aumenta o bom humor, ajuda a baixar os níveis o mau colesterol e ainda ajuda a regular os intestinos.



Nota:
- O grão é pobre em sódio se for adquirido seco e demolhado por nós, pois aquele que compramos já cozido tem percentagens mais elevadas de sódio, para ajudar à sua conservação. Por isso atenção... antes de o usar... lave muito bem o grão.

Dica:
- Comer grão duas vezes por semana, acompanhado de salada e água ajuda nas dietas de emagrecimento... Porque sacia, logo não se sente fome tão rapidamente e ajuda a minimizar riscos de anemia.




Falafel

E porque recordar é viver hoje decidi fazer Falafel.

Falafel são bolinhos de grão que em 2012 eu e o meu amor tivémos oportunidade nos mercados de  Londres e nas ruas Nova Iorque.

Não sei se são os originais nem se é assim mesmo que se faz. A verdade é que existem inúmeras receitas com ingredientes diferentes daqueles que usei, quantidades diferentes... mas eu partilho aqui aquela que fiz.... e que ficou muito boa... o sabor estava todo lá, o cheiro também... ficaram muito muito bons. Aprovados!!

Ingredientes:
  • 450gr de grão cozido (peso sem a casca do grão)
  • 1 Cebola grande
  • 2 Dentes de alho
  • 1 Ovo
  • Salsa picada
  • Cominhos
  • Piri-piri
  • Pão ralado
  • Óleo
Preparação:
- A preparação do falafel começa de véspera com o grão, que deve ficar a demolhar.
- No dia, leva-se o grão a cozer em água e sal. Deixa-se arrefecer.
- Tira-se a pele ao grão. (eu preferi fazer assim, mas pode ser com a pele).
- Fique com 450gr de grão cozido e sem a pele.



- Junte depois na taça onde colocou o grão a cebola picada, os dentes de alho picados, a salsa picada, os cominhos (a gosto) e o piri-piri.



- Misture e triture tudo.



- Depois de triturado junte 1/2 chávena (de chá) de pão ralado. Volte a misturar e forme pequenas bolas.



- Depois de fazer as bolas, coloca-as sobre a bancada e achate-as ligeiramente.






- Leve-as a fritar em óleo quente, até ficarem douradas por igual.
- Escorra-as sobre papel abosrvente.



- Sirva de seguida.




Notas:
- Rendeu 24 bolinhos.
- Fiz uma porção e congelei o resto para utilizações futuras. Coloquei os falafel em cima de papel de alumínio no congelador e quando já estavam rijinhos, coloquei-os num saco e fechei bem.

Curiosidade:
- Experimentei tirar a pele do grão para perceber que quantidade representa. Inicialmente tinha 450gr de grão cozido com a pele. Depois de tirar a mesma fiquei com.... 357gr... ou seja, cerca de 100gr de pele.... Acrescentei mais 100gr de grão sem a pele, claro!

sábado, 26 de janeiro de 2013

Bacalhau à Minhota

Ingredientes:
  • Bacalhau
  • Alho
  • Azeite
  • Cebolas
  • Azeitona
  • Ovo
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Colorau q.b.
  • Salsa q.b.
  • Azeitonas
  • Óleo
  • Batatas

Preparação:
- Com a ajuda de papel de cozinha seque bem as postas do bacalhau.
- Tempere-as com um pouco de colorau e leve-as a fritar em óleo previamente aquecido.
- Vá virando as postas do bacalhau de forma a conseguir dourá-las uniformemente.
- Escorra-as sobre papel absorvente.
- No mesmo óleo frite as batatas previamente descascadas, lavadas e cortadas em rodelas.
- Enquanto as batatas fritam coza em água e sal um ovo.
- Entretanto descasque as cebolas e os dentes de alho. Corte as cebolas às rodelas e pique os alhos. Leve ao lume com azeite. Deixe ficar até a cebola estar translúcida.
- Descasque e pique o ovo.
- Coloque as postas do bacalhau num prato de servir e cubra com a cebola e os alhos. Por cima coloque um pouco do ovo picado, salsa picada e azeitonas a gosto.
- Sirva com as batatas fritas e uma salada mista.



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Doce de ovos

Ingredientes:
  • 200gr e açúcar
  • 8 Gemas
  • Água q.b.

Preparação:
- Num tacho coloque o açúcar e cubra com água.
- Leve ao lume até obter o ponto de´pérola.
- Retire do calor de forma a arrefecer um pouco.
- Com um garfo misture as gemas e deite-as em fio, sem parar de mexer, na calda de açúcar.
- Leve de novo ao lume brando, de forma a engrossar um pouco, tendo cuidado para não agarrar ao fundo.

Torta com Doce de Ovos

E porque um dia não são dias... hoje apeteceu um doce para a sobremesa... uma bela torta recheada com doce de ovos.... Dá paa hoje... e para o fim de semana...

Ingredientes para a torta:
  • 170gr de açúcar
  • 7 ovos
  • 120gr de farinha
  • Manteiga q.b.
  • Farinha e açúcar q.b.
Ingredientes para o doce de ovos:
  • 200gr e açúcar
  • 8 Gemas
  • Água q.b.
Preparação da torta:
- Ligue o forno a 200.ºC.
- Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal. Este também deve ser untado com manteiga e polvilhado com farinha.
- De seguida, separe as gemas das claras e bata as primeiras, com o açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado.
- Bata agora as claras em castelo, e envolva-as no creme das gemas.
- Depois envolva a farinha, pouco a pouco.
- Coloque o preparado, no tabuleiro e leve a cozer no forno, durante cerca de 25 a 30 minutos.

Preparação do Doce de Ovos:
- Num tacho coloque o açúcar e cubra com água.
- Leve ao lume até obter o ponto de´pérola.
- Retire do calor de forma a arrefecer um pouco.
- Com um garfo misture as gemas e deite-as em fio, sem parar de mexer, na calda de açúcar.
- Leve de novo ao lume brando, de forma a engrossar um pouco, tendo cuidado para não agarrar ao fundo.


- Desenforme a torta para cima de um pano de cozinha, polvilhado previamente com açúcar.
- Sobre a torta espalhe o doce de ovos.
- Enrole-a com a ajuda de um pano de cozinha.
- Sirva polvilhada com açúcar.




quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Arroz branco

Ingredientes:
  • Arroz
  • Sal q.b.
  • 2 colheres (sobremesa) de azeite
  • 1 colher (sobremesa) de vinagre

Preparação:
- Comece por lavar bem o arroz e escorra muito bem.
- Num tacho coloque o azeite, o sal e deixe fritar um pouco.
- Vá mexendo.
- Junte o arroz, mexa bem e continue a fritar.
- Adicione agora a água e o vinagre, e deixe cozer.
- Deixe repousar uns minutos antes de servir.

Espetadas de peru com arroz branco

Hoje comprei espetadas de peru já feitas, mas por regra gosto de ser eu a fazer as espetadas. Assim uso os ingredientes que me apetece...

Ingredientes:
  • Espetadas de peru
  • Sumo de limao
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Piri-piri q.b.
Preparação:
- Comece por tirar os plásticos usados no fim das espetadas.
- De seguida tempere as mesmas com bastante sumo de limão, sal, pimenta e piri-piri a gosto.
- Grelhe.
- Sirva. com o arroz, cenoura ralada e uma rodela de limão.

 
Sugestões de acompanhamento:

- Arroz branco - A receita pode ser encontrada aqui

- Cenoura ralada

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Hamburgueres de cebolada com tomate

Ingredientes:
  • Hamburgueres
  • Sumo de limão
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Piri-piri q.b.
  • Cebola
  • Louro q.b.
  • Alhos
  • Azeite q.b.
  • Tomate
  • Polpa de tomate q.b.
Preparação:
- Coloque um pouco de azeite numa frigideira.
- Tempere entretanto os hamburgueres com sumo de limão,sal, pimenta, piri-piri, louro e alhos esmagados.
- Assim que o azeite estiver quente frite os hamburgueres. Vire.
- Quando estiverem fritos retire os hamburgueres e reserve-os em local quente.
- Junte agora ao azeite onde fritou os hamburgueres cebola cortada às rodelas.
- Deixe estar até ficar translúcida.
- Junte depois um tomate madurinho e um pouco de polpa de tomate.
- Volte a incorporar os hamburgueres e sirva.






 
Sugestão de acompanhamento:

- Esparguete tricolor salteado - A receita pode ser encontrada aqui

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Montalegre

Foi em 1992 que surgiu a Feira do Fumeiro e do Presunto de Barroso. Embora este projecto tenha nascido timidamente rapidamente se tornou um dos cartazes turísticos e culturais mais importantes da região. Consegue atrair num só fim de semana cerca de 50 mil pessoas. Este ano é já a 22º edição.


É no último fim de semana do mês que decorre em Montalegre o "São João das Chouriças".

Trata-se da XXII Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso que decorre no Distrito de Vila Real.

Esta feira pretende promover principalmente os produtos do fumeiro, entre os quais o presunto de Barroso.



Este ano a feira vai decorrer entre 24 e 27 de Janeiro, onde podemos encontrar não só os produtos fumados à base de carne de porco, como também outras iguarias deliciosas como é o caso do salpicão, da chouriça, do presunto e da alheira. Há também lugar de destaque para o mel, pão, compotas, chás e licores. Tudo isto claro, com muita diversão à mistura, animação musical e tasquinhas.

Arroz de grelos

Hoje para o jantar resolvi fazer uma receita já aqui partilhada... e muito apreciada cá em casa.

Bifinhos de peru enrolados em delícias do mar - Tag - Carnes - Peru

 O acompanhamento hoje é que foi diferente... Arroz de grelos... E que bom que estava. Uma maravilha. E como não podia deixar de ser... uma saladinha!!!

Ingredientes:
  • Arroz
  • Grelos
  • 1 Cebola
  • 2 Dentes de alho
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b.

Preparação:
- Comece por picar uma cebola e os dentes de alho para um tacho.
- Junte um pouco de azeite e deixe refogar um pouco.
- Junte os grelos cozidos que sobraram de ontem.
- Adicione agora o arroz e deixe fritar um pouco.
- Junte a água, o sal e deixe cozer.



- Sirva.












Nota:
- Estes bifinhos hoje ainda souberam melhor.... eram do peru... criado na terra!!!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Coelho

- A carne do coelho é considerada uma carne branca devido ao seu baixo teor de gordura.

- É rica em proteínas de boa qualidade. Trata-se de uma carne suave e macia. É uma carne leve e de fácil digestão.

- Praticamente isenta de colesterol, quase que podemos afirmar que é uma das melhores carnes que o ser humano pode comer. Pode ser consumida por todas as pessoas, mesmo aquelas que reclamam um "estômago mais fraco".

Curiosidades:
- Sabia que mais de 60% do coelho é água?


- Quem pratica desporto deve também priveligiar alguns alimentos. Estudos comprovam que carnes magras, como a do coelho, faz aumentar o rendimento quando se pratica desporto.

Coelho Frito com Cerveja

Ingredientes:
  • Coelho
  • Alhos
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Piri-piri
  • Colorau q.b.
  • Louro
  • Vinho branco
  • Azeite
  • Margarina
  • Salsa
  • Cerveja

Preparação:
- Comece por cortar o coelho em pedaços e temperam-se com alhos esmagados, sal, pimenta, piri-piri, colorau e louro. Junta-se ainda um pouco de vinho branco.
- Num tacho coloca-se azeite e um pouco de margarina. Junta-se o coelho assim como a respectiva marinada e deixa-se fritar.
- Junta-se a cerveja e deixa-se apurar.
- Por fim adiciona-se salsa picada.



- Serve-se.






Sugestão de acompanhamento:

- Grelos cozidos – A receita pode ser encontrada aqui

- Arroz de cenoura – A receita pode ser encontrada aqui

domingo, 20 de janeiro de 2013

Batata palha frita

Para fazer o nosso almoço de alheira à Brás resolvi fritar eu as batatas palha.

A diferença destas batatas fritas é a altura em que se usa o sal.

Fiz assim:

Ingredientes:
  • 4 Batatas (tamanho médio / grande)
  • Sal q.b.
  • Óleo

Preparação:
- Comece por descascar as batatas finamente.
- Lave-as bem. Escorra-as.



- Tempere-as agora de sal.
- Leve a fritar em óleo quente.
- Escorra sobre papel absorvente.

Alheira à Brás


Ingredientes:

· 1 Alheira
· 3 Ovos
· 1 Cebola
· 3 Dentes de alho
· 1 Alho francês
· Salsa q.b.
· Pimenta q.b.
· Noz-moscada q.b.
· Azeite q.b.
· Batata frita palha (caseira)

Preparação:
- Num tacho coloque as cebolas cortadas em meias luas e os dentes de alho picados.
- Junte o azeite e deixe refogar um pouco. Junte depois o alho francês cortado finamente em meias-luas.
- Entretanto, retire a pele da alheira e corte a mesma em pedaços. Junte ao refogado e deixe cozinhar um pouco, desfazendo a mesma com a ajuda de uma colher de pau.



- Entretanto descasque as batatas e corte-as de forma muito fina. Tempere-as com sal. Frite-as em óleo e escorra-as bem sobre papel absorvente.
- Adicione ao preparado anterior a batata palha e mexa bem, envolvendo tudo.
- Bata agora os ovos com sal, pimenta e noz-moscada. Junte à alheira e às batatas.



- Mexa energicamente com a ajuda de um garfo de madeira, sem que fique muito seco.
- Sirva imediatamente decorado com salsa picada.





 

sábado, 19 de janeiro de 2013

Entrecosto assado no forno II


Ingredientes:
  • Entrecosto
  • Colorau q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Alhos
  • Salsa
  • Piri-piri
  • Margarina
  • Azeite
 
Preparação:
- Coloque o entrecosto num tabuleiro e barre o mesmo um pouco de sal, pimenta e colorau.




 
- De seguida pique dentes de alho com a salsa. Barre esta mistura no entrecosto misturada com um pouco de azeite.







 
- Por cima coloque piri-piri a gosto e algumas nozes de margarina.

 
- Leve a assar em forno previamente aquecido, até estar bem tostadinho.

- Sirva de imediato... Hummmmmm!!

 
Sugestão de acompanhamento:

- Migas, Arroz ou Batata frita e sempre sempre um salada