Hoje é dia de petisco mexicano cá por casa, um delicioso guacamole com tortilhas de milho.
Ingredientes:
2 Tomates
2 Abacates
1 Cebola média
1/2 Lima
Sal
Pimenta
1 Malagueta seca (Sabor Bio)
Preparação: - Coloque no copo os tomates lavados e cortados em pedaçso, assim como a cebola. Programe 15 Seg. / Vel. 5. - Adicione os restantes ingredientes e misture 20 Seg. / Vel. 4. - Sirva de seguida ou leve ao frigorífico e sirva frio.
Já não é a primeira vez que utilizo esta mistura de legumes asiáticos e a verdade é que uma maravilha. Permite-nos preparar refeições rápida, saudáveis e bem deliciosas. Como esta que aqui partilhei anteriormente e que levava camarão ou como a de hoje em que optei pelo uso de cogumelos frescos, delicias do e lascas de queijo de cabra, vaca e ovelha curado.
Ingredientes:
1 Embalagem de mistura de legumes asiáticos
Cogumelos frescos q.b.
8 palitos de delícias do mar
Queijo de cabra, vaca e ovelha curado Serra da Vila (Saloio)
Raíz de gengibre q.b.
Azeite biológico (Acushla)
Piripiri moído (Sabor Bio)
Queijo
Pimenta q.b.
Sementes de sésamo q.b.
Molho de soja q.b.
- Comece por colocar no fundo da wok azeite biológico. Junte piripiri moído sabor bio, pimenta e raíz de gengibre ralada com o ralador vegetariano da Borner. Junte sementes de sésamo a gosto. - Quando estiver quente adicione os cogumelos arranjados e cortados em pedaços e deixe corar um pouco.
- A seguir junte a embalagem de legumes chineses (já descongelada). Adicione molho de soja a gosto. - Depois de cozinhar um pouco junte as delícias do mar cortadas em pedaços. - Sirva com as lascas de queijo.
Ontem foi dia de Páscoa e este fim de semana serviu para relaxar um pouco e claro abusar um bocadinho. O tempo também não esteve nada de especial e como não podia deixar de ser houve folar na nossa mesa. Folar de maçã e canela. Que cheirinho bom e que delícia.
Preparação: - Coloque no copo o leite, o fermento e 175gr de margarina cortada em pequenos pedaços. - Aqueça 2 Min. / Temp. 37ºC / Vel. 2. - Ao fim deste tempo adicione os ovos e o açúcar em pó. Misture 30 Seg. / Vel. 6. - Adicione a farinha e a flor de sal e amasse 3 Min. / Colher inversa / Vel. Espiga. - Deixe a massa levedar cerca de 40 minutos, tapada com um pano (em local morno) - Depois de leveda, estenda a massa, em forma de retângulo, numa superfície polvilhada com farinha. - Derreta a restante manteiga e pincele a massa com a mesma. - Polvilhe com o açúcar amarelo, um pouco de canela em pó e a amêndoa palitada. - Junte algumas colheres de sopa de sumo de maçã. - Agora retire os caroços das maçãs com a ajuda do descaroçador. Descasque-as e corte-as em cubos com a mandolina Borner. À medida que for obtendo os cubos regue-os com o sumo de limão. - Coloque a maçã por cima da amêndoa palitada. - De seguida enrole a massa como se fosse um rolo. - Corte o rolo em 12 fatias grossas. - Disponha as rodelas numa forma redonda (usei de 26cm), untada previamente com manteiga. - Tape a forma e deixe levedar mais 30 minutos. - Ao fim deste tempo leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante +/- 50 minutos. - Desenforme ainda quente. - Pincele superficialmente com mel.
- Este foi o folar que levei para casa da mama para a nossa Páscoa.
O Blog Prato Caseiro deseja a todos os seus amigos, parceiros, seguidores e a quem o acompanha quer pontualmente quer diariamente uma Santa e Feliz Páscoa 2016.
A Primavera já conheceu, mas a verdade é que este ano chegou chuvosa, com granizo e com chuva, por isso é claro continuam a apetecer as sopas quentinhas.
Ingredientes:
150gr de cebola
2 dentes de alho
30gr de azeite
1 Nabo (150gr)
300gr de brócolos
1 Cenoura (120gr)
1 Courgete (150gr)
1 Caldo de legumes
750gr de água
Preparação: - Coloque no copo a cebola, os alhos, o azeite e pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel 1. - Adicione os restantes ingredientes cortados em pedaços e programe 18 Min. Varoma / Vel. 1. - Rectifique os temperos e programe 1 min e vá progressivamente até à vel 7 durante 1 minuto. - Sirva de imediato.
Sou apreciadora de comida caseira e reconfortante e não tenho por hábito recorrer nem a comidas pré-cozinhadas, alimentos processados e a cadeias de fast-food. Mas food caseiro... é outra coisa. De vez em quando sabe tão bem... Não sei se concordam comigo mas cá em casa gostamos bastante de um miminho destes....
Ingredientes:
2 Hambúrgueres de novilho
Preparado de alheira (EuroFumeiro)
Queijo flamengo
2 Ovos
1 Cebola roxa
Rúcula q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
2 Pães de hambúrguer
Batatas fritas q.b.
Preparação: - Tempere os hambúrgueres com sal e pimenta. - Leve os hambúrgueres a grelhar. - Entretanto retire um pouco de preparado de alheiro da embalagem da mesma. Faça uma bola com a ajuda das mãos, e espalme-a como se fosse uma bolacha. Grelhe-a também. Coloque uma fatia de queijo por cima do hambúrguer e deixe derreter. - Com a mandolina da Borner, faça rodelas da cebola roxa e salteie a mesma num fio de azeite numa frigideira anti-aderente. - Estrale os ovos. - Coloque no pão a cebola, a rúcula, o hambúrguer com o queijo e por cima a bolacha de alheira. Em cima desta coloque o ovo estrelado. - Sirva com batatas fritas.
Para este início de semana trago uma refeição que para mim é tão reconfortante que nos apetece comer "todos os dias". Faz-se num piscar de olhos e é tão boa.
Ingredientes medalhões de pescada:
Medalhões de pescada
Azeitonas pretas
Coentros (Aromáticas Vivas)
Broa
Azeite (Acushla)
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Tomate cherry
Ingredientes para o arroz:
Arroz agulha (Bom Sucesso)
1 Cebola
3 Dentes de alho
Azeite
Mistura de legumes chineses q.b.
Sal q.b.
Água q.b.
Preparação: - Coloque os medalhões de pescada no pyrex. - De seguida elimine os caroços das azeitonas. Pique as azeitonas, com pedaços de broa, coentros, sal e pimenta. Retire, misture com azeite biológico e "barre" os medalhões de pescada com esta pasta. - Regue ainda com mais azeite, adicione os tomates previamente lavados e cortados ao meio. - Leve ao forno até estar assado e com a crosta crocante. - Entretanto prepare o arroz. Com a mandolina Borner, pique a cebola. Esta tarefa leva apenas uns segundos. Pique os dentes de alho. - Coloque a cebola e os dentes de alho num tacho, adicione um pouco de azeite e deixe refogar ligeiramente. Junte os vegetais chineses e envolva-os bem no refogado. - Adicione agora o arroz e deixe fritar lentamente. - Finalmente junte a água e o sal e deixe cozer. - Sirva os medalhões com o arroz de legumes chineses e brócolos cozidos.
Há sempre um dia ou outro que o tempo não abunda e as refeições são preparadas de modo mais rápido. Não sou fã de carnes já preparadas nem de carnes já picadas, mas em regime de exceção lá calha. Fui mais a minha cara metade ao supermercado e ele viu uma almôndegas já preparadas e lá me convenceu a trazer a dita embalagem.
Assim, fiz as almôndegas com um esparguete sem glúten. Nunca tinha provado e a verdade é que o mesmo é delicioso e hoje em dia existem cada vez mais pessoas a consumir alimentos sem glúten por uma questão de saúde.
Ingredientes:
Esparguete sem glúten (Glutamine)
1 Embalagem de almôndegas de novilho
1 lata de tomate em pedaços com alho (Guloso)
1 Cenoura
1 Cebola
1 Folha de louro
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Piripiri moído q.b. (Sabor Bio)
Preparação: - Comece por picar a cebola. Com mandolina Borner pique a mesma. - Coloque azeite no fundo de uma frigideira e adicione a cebola picada e a folha de louro. - Quando estiver corada adicione a lata de tomate em pedaço com alho. - Junte a cenoura cortada em rodelas grossas e quando começar a ficar cozinhada junte ao almondegas. Tempere a gosto com sal, pimenta e piripiri moído, tape o tacho e deixe cozinhar lentamente. - Enquanto as almondegas cozinham leve ao lume um tacho que água e sal. - Quando a água ferver adicione o esparguete. Deixe cozinhar até ficar al dente e sirva com as almôndegas.
A sugestão de hoje é bem apreciada cá em casa e é bem portuguesa. Uma alheira de caça sabe sempre bem quando bem acompanhada.
Ingredientes:
1 Alheira de caça Terras do Vento Leste (EuroFumeiro)
1 Molho de grelos
Batatas
Sal q.b.
Preparação: - Arranje os grelos e lave-os bem em várias água. Desinfecte-os em água e vinagre, e depois volte a passa-los por água corrente. Reserve. - Lave e descasque as batatas. Com a mandolina Borner, faça palitos perfeitos de batata. Lave, escorra e reserve. - Pique a alheira com um garfo e leve a mesma a grelhar. - Coza os grelos em água e sal. - Frite as batatas em óleo abundante. - Sirva.
É com muita satisfação que comunico a quem me segue sobre a nova parceria entre o Blog Prato Caseiro e a Glutamine. Porque uma alimentação sem glúten é importante.
A Glutamine foi fundada em 2004 com o objectivo de suprir uma lacuna então existente, e dar resposta a uma necessidade concreta que era o fornecimento de produtos sem glúten ao mercado português. Nessa época e por via de diversas modificações então ocorridas, a variedade e diversidade de produtos disponíveis no mercado era reduzida, bem como a facilidade de acesso a eles por parte dos consumidores. Mais recentemente disponibilizamos também uma outra área de produtos especificos para dietas com baixo teor proteico e também misturas de aminoácidos destinados a pacientes com patologias hereditárias do metabolismo.
Partilhamos a convicção de que todos deverão ter acesso aos bens de maneira acessível, cómoda e facilitada em todo o País, e por isso os nossos produtos sem glúten encontram-se disponíveis nas grandes superfícies, em dietéticas seleccionadas e também na nossa loja online com entregas através do serviço à cobrança por Correio. Representamos em Portugal as marcas Valpiform, 3 Pauly, Hammer Mühle, France Aglut e Les Recettes de Celiane produzidas em fábricas onde só entram matérias-primas isentas de glúten e com os mais elevados padrões de qualidade sendo-lhes por isso atribuídos os respectivos certificados de qualidade. Mantemos excelentes relações de trabalho com médicos, nutricionistas, dietistas e demais profissionais desta área, bem como com a Associação Portuguesa de Celíacos, os quais, com as suas críticas e sugestões, todos os dias nos ajudam a ser melhores.
Estamos por isso comprometidos a manter este profícuo intercâmbio, no sentido de aumentar os nossos conhecimentos e a nossa capacidade de resposta aos desafios do presente e do futuro.
O meu muito obrigada à Glutamine pelo produtos enviados.
É com muita satisfação que informo quem me segue de uma nova parceria entre o Blog Prato Caseiro e a Eurofumeiro.
A empresa EUROFUMEIRO – Sociedade Industrial de Transformação de Carnes, Lda., foi constituída em 1993 e iniciou a sua atividade um ano mais tarde, em 1994, depois de estar operacional.
O objetivo da Eurofumeiro é o fabrico de Alheiras. A Eurofumeiro desde o dia da sua abertura, presa muito a qualidade dos seus produtos, tendo, com isso, obtido sucesso no Mercado, melhorando as vendas e conquistando novos mercados.
A Eurofumeiro pretende desenvolver novos produtos que consigam atingir novos nichos de mercado e trazer novos desafios e benefícios á empresa. Um exemplo é a inovação de produtos que vai realizando ao longo dos anos tais como( Alheiras de bacalhau, Vegetariana, Light etc.) de modo a atingir públicos variados.
No desenvolvimento da sua missão a Eurofumeiros pratica a sua atividade por um conjunto de valores marcantes da sua cultura organizacional:
Liderança;
Ética;
Justiça;
Evolução;
Sabor;
Tradição;
Informação;
Qualidade;
Criatividade;
Higiene.
Estes são os valores da Eurofumeiro detentora de produtos maravilhosos (alguns que já tive o privilégio de provar e outros que ainda não provei. :-)
O meu muito obrigada à Eurofumeiro pelos produtos enviados.
Cá em casa nos nossos potes, frascos e afins não podem faltar as bolachinhas caseiras, os bolinhos secos e mais algumas gulodices.
Claro que os potes vão ficando vazios e desta vez fiz uns bolinhos de coco, húmidos e bem gulosos. São muito simples e rápidos de fazer.
Ingredientes:
200gr de coco ralado
4 Ovos
170gr de açúcar
Cereja cristalizada q.b. (ou cereja em calda)
Preparação: - Ligue o forno e pré-aqueça o mesmo a 180ºC. - De seguida coloque o coco, o açúcar e os ovos inteiros no copo. Programe 15 Seg. / Vel. 5. - Distribua o preparado por forminhas individuais, coloque um pequeno pedaço de cereja cristalizada por cima e leve ao forno durante 20 minutos a 200ºC. - Retire, deixe arrefecer (coma alguns pelo meio) e guarde os que sobrarem.... :-)
Embora os folhados não sejam as refeições mais saudáveis, de vez em quando sabem muito bem e podemos sempre incluir alimentos saudáveis nos mesmos de forma a que pese menos na consciência.
Esta sugestão de hoje é muito boa e deliciosa. Folhados feitos com espinafres e cogumelos frescos com requeijão de alho e ervas, um requeijão de sabores fortes que equilibra na perfeição os sabores destes folhados.
E com arroz branco tornaram-se a refeição principal.
Ingredientes:
1 Placa de massa folhada
1 Embalagem de espinafres frescos
Cogumelos frescos q.b.
Requeijão do campo de alho e ervas (Saloio)
Azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Sementes de sésamo q.b.
1 Ovo
Preparação: - Coloque um fio de azeite no fundo de uma frigideira anti-aderente. - Adicione as folhas de espinafres e os cogumelos arranjados e cortados em pedaços. - Tempere a gosto com sal e pimenta. - Deixe cozinhar. - Depois de prontos adicione o requeijão com alho e ervas e envolva bem (eu usei 3/4 de um requeijão) - Coloque na massa folhada e faça os folhados. - Polvilhe a gosto com sementes de sésamo. - Pincele com um ovo. - Leve ao forno até cerca de 15 minutos ou até estarem douradinhos. - Sirva com arroz agulha branco (Bom Sucesso)