Hoje é dia de apreciarmos cá em casa um pratinho feito com o fiel amigo: o bacalhau. Sempre versátil, sempre bom, assim se faz um strudel de bacalhau. A receita foi inspirada na revista Teleculinária, parceira do Blog Prato Caseiro, nº 1945, de Maio de 2017.
Ingredientes:
- 2 Postas de bacalhau (já demolhadas)
- 1 Embalagem de espinafres bebé (200gr)
- 4 Folhas de massa filó
- 2 Cebolas
- 2 Dentes de alho
- Molho béchamel q.b.
- 4 Colheres (de sopa) de pão ralado (Rialto) (+/-)
- Oregãos frescos (Aromáticas Vivas)
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- Tomate cherry
Preparação:
- Descasque e corte as cebolas em rodelas finas com a mandolina Borner. Pique finamente os dentes de alho. Aloure a cebola e os dentes de alho com azeite numa frigideira.
- Adicione o bacalhau lascado e deixe cozinhar um pouco.
- Junte depois os espinafres, já lavados e bem escorridos, tempere a gosto com sal e pimenta e envolva. Adicione a seguir a cenoura ralada com o ralador Borner. Acrescente o molho béchamel até obter a consistência que deseje e o pão ralado e envolva novamente. Deixe secar um pouco, retire e deixe arrefecer.
- Estanda as folhas de massa filo, sobrepostas, e disponha o preparado anterior sobre o comprimento. Por cima aromatize com coentros frescos.
- Feche as folhas sobre o recheio, formando um rolo, e pincele com água.
- Coloque num tabuleiro por cima de um tapete de silicone (ou em alternativa uma folha de papel vegetal) e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC., por cerca de 8 minutos.
- Sirva cortado em fatias e acompanhe com arroz branco e tomate cherry aromatizado com coentros frescos