Quem não gosta de uma boa feijoada? Eu gosto de todas. Seja de carne, chocos, bacalhau ou qualquer outra. A eleita hoje foi a de bacalhau. O feijão que levou é tipo manteiga / catarino que tenho sempre cozido em casa. digo tipo manteiga ou catarino pois não é o verdadeiro feijão manteiga ou catarino, mas o mais parecido e era cultivado pela minha avó, que o chamava de feijão lindinho. Cozo sempre o feijão em casa e congelo em doses, por isso não sei a quantidade de feijão que usei, mas é aquela que considerarem mais adequada. Infelizmente o cultivo deste feijão já não se faz pelas mãos da minha avó, mas garanto-vos que este feijão, que pelo menos na zona da Beira Baixa existe, é sem duvida uma grande maravilha.
Ingredientes:
- 1 Posta de bacalhau
- 1/2 Couve coração
- 1 Cenoura
- 2 Ovos biológicos
- Feijão lindinho cozido q.b.
- 3 Dentes de alho
- 1/2 cebola
- Azeite extra virgem (Transmontanos)
- Salsa fresca q.b.
Preparação:
- Num tacho coloque os dentes de alho picados e a cebola picada. Regue com um fio de azeite, tape e deixe refogar lentamente.
- A seguir adicione um tomate picado bem madurinho sem pele e sem sementes. Adicione a posta do bacalhau, tape e deixe cozinhar.
- Depois do bacalhau cozido, retire-o, junte a cenoura às rodelas e deixe arrefecer um pouco o bacalhau.
- Quando a cenoura estiver mais macia, mais ainda rijinha, junte as folhas de couve. Tape novamente e deixe cozinhar.
- Entretanto lasque o bacalhau e reserve.
- Quando estiver tudo praticamente cozido adicione o feijão e o bacalhau. Tape e deixe ferver.
- Quando começar a ferver abra duas covinhas com a ajuda de um garfo ou uma colher e adicione os ovos. Deixe cozinhar 5 minutos, polvilhe com salsa picada e sirva de imediato.