Quem bem acompanhada que eu ao pequeno almoço.
Ovos mexidos, papaia com coco ralado, sementes de abóbora e nozes.
E claro a copa da Primor Charcutaria. Deliciosa.
Quem bem acompanhada que eu ao pequeno almoço.
Ovos mexidos, papaia com coco ralado, sementes de abóbora e nozes.
E claro a copa da Primor Charcutaria. Deliciosa.
É verdade, é quase um bacalhau à Gomes de Sá, mas com espinafres e chouriço. Inicialmente era para ser apenas à Gomes de Sá com uma bela saladinha, mas depois lembrei-me que ainda tinha meio molho de espinafres biológicos e tinha recebido produtos deliciosos da Primor Charcutaria e disse para mim mesma. O chouriço e o bacalhau combinam tão bem... Vamos lá preparar o meu almoço.
Ingredientes:
Adoro broas, broinhas, biscoitos secos. São dos meus preferidos e calham tão bem com uma caneca de chá quentinho, perfeito para esta altura do ano. Estas broinhas são muito fofinhas por dentro e aguentam muito tempo. Perfeitas para encher os potes que andavam um pouco vazios. E são tão, mas tão fáceis de fazer.
Ingredientes:
Já falta menos de um mês para o Natal e cá em casa já se vai comendo Bolo-Rainha, o meu preferido. Adoro. Por este e por todos os bons motivos, gostava que fosse Natal o ano inteiro. Uma época de muita magia, muita união e muito brilho. Uma época de paz. Gosto muito de bolo-rei e das suas frutas cristalizadas, mas o bolo-rainha tem para mim umas das minhas perdições, os frutos secos....
Ingredientes:
Preparação:
Gosto muito de arroz de bacalhau, remete-me à minha querida avó e à minha infância. E gosto também muito do outono e dos seus sabores. Embora coma abóbora durante todo o ano, nesta altura vingo-me ainda mais, assim como as castanhas que tenho congeladas durante todo o ano por mim, para acrescentar aos pratos quando me apetece. Estas nem precisaram de ir ao congelador. Foi cozer algumas para comer e acrescentar outras a este almoço. O bacalhau, embora um pouco mais caro, uso quando encontro disponível o da Islândia. Gosto mais do sabor deste e lasca que é uma maravilha.
Ingredientes:
Preparação:
- Comece por cozer o bacalhau. Coza-o em água e nessa água junte também dois dentes de alho, a cebola cortada em pedaços, o talo do aipo cortado em pedaços, a cenoura às rodelas e um ramo de salsa. Aromatize ainda a água com gengibre. Tempere a gosto com sal.
- Depois de cozido, retire e reserve a água da cozedura. O bacalhau deixe arrefecer um pouco e lasque-o.
- Coloque numa wok 3 dentes de alho esmagados, o pimento vermelho às tiras (sem a pele e sem as sementes), um fio de azeite e uma folha de louro. Deixe refogar ligeiramente.
- A seguir levante o lume e junte as amêijoas para que abram e depois junte os mexilhões. Depois das amêijoas abertas e do mexilhão cozinhado retire-as e reserve.
- Adicione água da cozedura do bacalhau e quando ferver junte o arroz e os cubos de abóbora. Mexa, tape e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver praticamente cozido junte as castanhas e as lascas de bacalhau. Mexa, junte as amêijoas e o mexilhão e deixe acabar de cozinhar.
- Na altura de servir junte coentros frescos picados.
- Sirva de imediato.
Aprendi a gostar de arroz integral, e gosto mesmo muito. É rico em fibras e ajuda na saúde intestinal. Mas só o posso fazer quando tenho tempo pois demora mais tempo a cozinhar. Hoje para o meu jantar decidi fazer codornizes assadas no forno com este arroz maravilhoso e cheio de sabor, de legumes e feijão azuki. Quando comprei as codornizes no talho pedi logo para me abrirem as mesmas. O arroz integral façam-no de acordo com a embalagem ou até estar a gosto. Se for necessário juntar mais água do que a que colocaram de início não se esqueçam de a juntar bem quente, de preferência a ferver, para não parar a cozedura.
Ingredientes codornizes:
Ingredientes arroz:
Gosto muito de sopa e como muita regularidade. Há alturas em que como sopa ao jantar e ao pequeno almoço e fico bem regalada. Adoro esta sopa e volta e meia faço-a. Agora que estamos no outono e as noites estão mais frias, à noite ao jantar sabe-me muito bem uma sopinha destas, bem como gosto, muito quentinha. E ainda por cima é tão simples de fazer. Ora vejam e experimentem fazer.
Ingredientes:
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Lave e prepare a abóbora e a cebola. Corte em pedaços grandotes, mais ou menos regulares, mas no caso da abóbora mantenha a casca.
- Transfira para um tabuleiro forrado com papel vegetal. Tempere a gosto com sal, cominhos, gengibre, alho em pó e tomilho. Se quiser pode regar com um fio de azeite. Leve ao forno cerca de 30/40 minutos (até estar tenrinho).
- Retire os legumes do forno e coloque-os num liquidificador. Adicione a água quente necessária para os cobrir e mais um pouco. Triture tudo até obter um creme aveludado. (se não quiser ou não tiver um liquidificador pode colocar os legumes depois de assados num tacho, juntar a água e triturar com a varinha mágica até obter o mesmo creme aveludado.
- Se necessário retifique os temperos e sirva de seguida. Se quiser pode polvilhar com salsa ou coentros picados e ainda com sementes de abóbora.
Sejam rosquinhas, em S, em roscas, em laçarote ou realmente em torcidos estes biscoitos são deliciosos e mais, são tão fáceis de preparar como de comer. Ora vejam lá se eu não tenho razão:
Ingredientes:
À noite gosto de refeições simples e leves, mas têm de ter sabor. Às vezes com carne ou peixe, outras vezes vegetarianas. A sugestão que trago hoje surgiu de uma operação "limpa frigoríficos" e ficou deliciosa. Como foi só para mim (porque cá em casa ninguém alinhas nestas sugestões "leves") estas são as quantidades aproximadas para uma pessoa. As castanhas tenho-as congeladas por mim durante quase todo o ano em casa.
Ingredientes:
Preparação:
- Leve ao lume médio um tacho com o azeite e os dentes de alho picadinhos. Adicione gengibre em pó a gosto e a pimenta de caiena a gosto. Misture. Junte o alho francês às rodelas, a cenoura às lascas e as couves cortadas finamente. Tempere a gosto com sal, tape e deixe saltear um pouco.
- Cerca de cinco minutos depois, junte um pouco de vinho e água, tape e deixe cozinhar. Quando estiver quase pronto adicione as castanhas (previamente descongeladas) e envolva.
- Transfira para o prato de servir, polvilhe a gosto com coentros e sirva de seguida.
Sugestão:
- Podemos também adicionar cogumelos e curgete, por exemplo.
Um petisco simples e rápido de preparar para quando se tem pouco tempo. Além de simples é delicioso.
Fui à peixaria e comprei lulas e potas, ambas frescas. Queria saber a diferença entre ambas (quando feitas no forno desta maneira). Claro que a lula é melhor, mas a pota é igualmente saborosa. A diferença de preço é grande, a lula custa 3x mais o preço por kg, mas ainda assim fazendo a conta ao valor unitário por pessoa é um preço justo. Hoje em dia está tudo tão caro que temos que fazer as contas na hora de decidir, mas não se deixem levar pelos preços do kg pois muitas vezes temos agradáveis surpresas e afinal uma boa refeição não custa assim tanto. E ainda por cima estava com a ideia que na peixaria não arranjavam este tipo de peixes e como são fáceis de arranjar normalmente arranjo-os sempre em casa, mas a senhora perguntou-me se queria que ela os arranjasse e... porque não? Trabalho poupado, tempo rentabilizado 😁😁😁 Mas agora é hora da receita destes simples petisco.
Ingredientes:
O que eu gosto de sopas. Seja de inverno ou verão. Sou capaz de as comer diretamente do frigorífico, mas como eu gosto delas é mesmo muito quentinhas e reconfortantes. Normalmente as minhas sopas têm sempre a mesma base, levam também cenoura e curgete, mas desta vez optei por fazer ligeiramente diferente e foi uma aposta vencedora também. Testada e aprovada. Nunca peso os legumes numa sopa, é sempre a olha, mas desta vez até isso optei por fazer.
Em casa tenho sempre feijão de vários tipos cozidos, grão e lentilhas, que demolho durante 24h (com 2 a 3 mudas de água), com vinagre e alga kombu. Quando cozo as leguminosas faço-o também sempre com uma tira de alga kombu (vai permitir uma melhor digestibilidade das leguminosas)
Ingredientes:
Ingredientes:
- Num tacho coloque um fio de azeite, um dente de alho picado, um talo de aipo e uma cenoura cortados em cubinhos pequenos. Adicione a gosto um pouco de açafrão, gengibre, noz-moscada e cominhos em pó. Tape e deixe refogar lentamente. Quando estiver dourado, junte o coelho cortado em pedaços e deixe fritar um pouco. Junte depois um pouco de vinho (eu usei tinto que era o que tinha aberto no momento, mas para este prato como leva açafrão e gosto de o ver mais amarelinho opto sempre por branco ou rosé). Adicione também um pouco de água para que o coelho cozinhe. Junte umas rodelas de cenoura a gosto.
- Quando o coelho estiver cozinhado junte o arroz basmati, a salsa fresca picada, mexa, tape e deixe terminar de cozinhar. Sirva de imediato acompanhado de uma salada.
Ingredientes:
Se me quiserem seguir tenho muito gosto 😍😍 Aliás, eu gostava muito 😊😊Ora surgem novas receitas, novas dicas de beleza, de viagens... É só estarem atentos às novidades.
Blog - Prato Caseiro
Facebook - Prato Caseiro
Instagram - @anapratocaseiro
Ingredientes carne:
Ingredientes batatas:
Ingredientes maionese de abacate:
Preparação carne e amêijoas:
- Comece por cortar a carne em cubos mais ou menos regulares. Tempere a gosto com os dentes de alho picados. Adicione as ervas de provence a gosto, alecrim seco, gengibre em pó, o sal e um fio de azeite. Envolva na carne "massajando" a mesma. Reserve.
- Entretanto coloque as amêijoas numa taça com umas pedrinhas de sal e água. Reserve.
- Coloque numa wok um fio de azeite com três dentes de alho picados. Escorra bem as amêijoas e quando o azeite estiver quente junte as amêijoas e polvilhe com salsa fresca picada. Junte um pouco de vinho branco, tape e deixe uns minutos para cozinhar. Retire a tampa, mexa, retire as amêijoas e reserve.
- Limpe a wok e coloque um fio de azeite e a banha. Quando estiver quente junte os restantes dentes de alho picados, os cubos da carne e deixe fritar. Vá virando a carne. Depois de pronta vá juntando as amêijoas reservadas (sem o caldo) e vá envolvendo na carne.
- Sirva de imediato com acompanhado com batata assada no forno aos cubos, temperada de sal, orégãos e um fio de azeite e claro, com a nossa "maionese" de abacate e uma salada mista.
Preparação batatas:
- Lave bem as batatas e retire as cascas. Corte as batatas aos cubos mais ou menos iguais. Coloque uma folha de papel vegetal no tabuleiro do forno e por cima coloque as batatas. Tempere a gosto com sal, orégãos secos e um fio de azeite. Mexa e espalhe as batatas no tabuleiro. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC. Mexa várias vezes e quando ganharem um tom dourado estão prontas.
Preparação maionese de abacate:
- Descasque o abacate em cubos para um recipiente. Junte a gosto flor de sal, um fio de azeite e umas gotas de lima. Triture e está pronta.
Chegou uma nova etapa. Desta vez e depois de um verão muito quentinho, trabalhoso e dedicado a nós, chegou uma altura muito esperada, a de umas novas férias. Vamos embarcar numa nova aventura, o nosso 4º cruzeiro. É maior que já fizemos até agora. São 16 dias de cruzeiro (e mais alguns depois) e vai ser de Lisboa a Lisboa.
A vantagem de ser de Lisboa a Lisboa é não ter voos e "problemas" com pesos de bagagens. De Lisboa a Lisboa é o segundo que vamos fazer e vale mesmo a pena.
Por isso e embora o embarque seja apenas no dia 22 de setembro, preciso de me organizar e fazer as malas que são muitos dias.
Estamos a precisar de parar e relaxar e os cruzeiros são a melhor opção. Pelo menos para nós. Fazer férias faz bem. Parar faz bem. Sair da rotina faz bem.
Por isso boas férias para nós e até já.
(Imagem retirada da internet)
Olá a todos. Hoje é dia de novidades. 😍😍O resultado do passatempo da belíssima forma d'A Metalúrgica, um passatempo que foi feito em parceria com o meu Blog, o Prato Caseiro. Espero que o vencedor(a) disfrute da forma e que tenha o mesmo amor que eu pelas formas d'A Metalúrgica que são sempre lindas e duradouras.
Por isso, parabéns à participação nº 5 - pertencente à Maria Helena Gomes 😊 Esperamos agora um bolinho 🎂🎂🎂cheio de sabor.
Se me quiserem seguir tenho muito gosto 😍😍 Aliás, eu gostava muito 😊😊Ora surgem novas receitas, novas dicas de beleza, de viagens... É só estarem atentos às novidades.
Blog - Prato Caseiro
Facebook - Prato Caseiro
Instagram - @anapratocaseiro
Que grande confusão esta mistura para este risotto. E mais não leva queijo. Se é o verdadeiro risotto? Nãooooo. Se se nota a diferença? Também nãooooooo. Adoro misturar sabores reconfortantes com marisco. É um risotto do mar e do campo. Uma combinação que resulta sempre bem. Este ficou espetacular.
Ingredientes risotto:
Ingredientes risotto:
Preparação:
- Prepare o caldo. Coloque água num tacho e depois junte as pontas do espargos, salsa e coentros a gosto, as cabeças do camarão, 1/2 cenoura, 1/2 talo de aipo e dois dentes de alho. Deixe ferver e reserve.
- Entretanto prepare o risotto propriamente dito.
- Num tacho largo coloque os alho, a cebola e o aipo picados. Adicione azeite e deixe refogar lentamente. Adicione as cabeças do camarão, o bacon cortado em cubos e os espargos cortados em pedaços. Deixe saltear.
- Junte o arroz. Misture e deixe "fritar" um pouco.
- Aos poucos adicione o caldo aos poucos ainda quente e coado. Tempere a gosto com sal. Junte um pouco de vinho branco e mais um pouco de caldo. Mexa e deixe secar. Junte mais caldo, mexa e deixe ir cozinhando. Quando secar junte mais caldo e assim sucessivamente até estar cozinhado.
- A meio da cozedura (quando o bago do arroz ainda estar rijinho, adicione os cogumelos cortados em pedaços e os camarões descascados - pois estes cozinham mais depressa).
- Quando estiver tudo cozinhado, retire e sirva de seguida.