Gosto muito de arroz de bacalhau, remete-me à minha querida avó e à minha infância. E gosto também muito do outono e dos seus sabores. Embora coma abóbora durante todo o ano, nesta altura vingo-me ainda mais, assim como as castanhas que tenho congeladas durante todo o ano por mim, para acrescentar aos pratos quando me apetece. Estas nem precisaram de ir ao congelador. Foi cozer algumas para comer e acrescentar outras a este almoço. O bacalhau, embora um pouco mais caro, uso quando encontro disponível o da Islândia. Gosto mais do sabor deste e lasca que é uma maravilha.
Ingredientes:
- 2 Lombos de bacalhau
- Arroz aromático q.b. (Bom Sucesso)
- Amêijoas q.b.
- Mexilhão q.b.
- Abóbora q.b.
- Castanhas q.b.
- 5 Dentes de alho
- 1 Cebola
- 1 Talo de aipo
- 1 Cenoura pequena
- 1 Ramo de salsa
- Sal q.b. (Rui Simeão Sal Tavira)
- 1/4 Pimento vermelho
- Azeite extra virgem q.b. (Transmontanos)
- 1 Folha de louro
- Coentros frescos q.b.
Preparação:
- Comece por cozer o bacalhau. Coza-o em água e nessa água junte também dois dentes de alho, a cebola cortada em pedaços, o talo do aipo cortado em pedaços, a cenoura às rodelas e um ramo de salsa. Aromatize ainda a água com gengibre. Tempere a gosto com sal.
- Depois de cozido, retire e reserve a água da cozedura. O bacalhau deixe arrefecer um pouco e lasque-o.
- Coloque numa wok 3 dentes de alho esmagados, o pimento vermelho às tiras (sem a pele e sem as sementes), um fio de azeite e uma folha de louro. Deixe refogar ligeiramente.
- A seguir levante o lume e junte as amêijoas para que abram e depois junte os mexilhões. Depois das amêijoas abertas e do mexilhão cozinhado retire-as e reserve.
- Adicione água da cozedura do bacalhau e quando ferver junte o arroz e os cubos de abóbora. Mexa, tape e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver praticamente cozido junte as castanhas e as lascas de bacalhau. Mexa, junte as amêijoas e o mexilhão e deixe acabar de cozinhar.
- Na altura de servir junte coentros frescos picados.
- Sirva de imediato.