Páginas

segunda-feira, 4 de maio de 2026

Biscoitos de laranja e amêndoa

Os potes das bolachas andavam muito vazios e de vez em quando apetece morder um bolinho. Cá em casa gostamos de bolinhos secos pois ficam bem com tudo. Estes são muito bons, fáceis e rápidos de fazer.



Ingredientes:

  • 300gr de farinha de espelta
  • 100gr de açúcar amarelo
  • 80gr de manteiga
  • 40gr de farinha de amêndoa
  • 1 Ovo
  • 3 Gemas
  • Raspa de laranja q.b.

Preparação:
- Numa tigela, coloque a manteiga, o açúcar, a raspa da laranja, a amêndoa e a farinha. Misture tudo muito bem. Adicione as gemas e amasse bem, até que a massa fique uniforme.
- Molde bolinhas e disponha-as num tabuleiro, forrado com papel vegetal, e achate-as ligeiramente. Pincele as bolinhas com o ovo batido e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 15 a 20 minutos.
- Retire do forno, deixe arrefecer e sirva. As que não comer guarde no pote e encha os saquinhos para oferecer (aí terá de fazer mais de uma receita).





sexta-feira, 1 de maio de 2026

Feijoada de lulas




Ingredientes:

  • 1 Embalagem de lulas limpas
  • Cebola q.b.
  • 3 Dentes de alho
  • Azeite extra virgem q.b.
  • 2 Folhas de louro
  • Cenouras q.b.
  • Tomate em pedaços q.b.
  • Feijão q.b. (já cozido)
  • Sal q.b. (Rui Simeão Sal Tavira)
  • Pimenta de caiena q.b.
  • Salsa fresca q.b.
Preparação:
- Deixe as lulas descongelarem.
- Num tacho, junte a cebola picada e os dentes de alho picados. Adicione as folhas de louro e o azeite. Leve ao lume.
- Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Junte-as ao tacho. Tape o tacho e deixe ficar a estufar cerca de 5 minutos.
- Junte agora as lulas cortadas em rodelas e muito bem escorridas. Mexa e quando as lulas estiverem mais opacas adicione o tomate. Tate e deixe cozinhar mais 5 minutos. 
- Adicione agora o feijão, tempere a gosto com sal e pimenta de caiena e deixe cozinhar mais 20 minutos.
- Caso esteja cozinhado, desligue e polvilhe com salsa picada e sirva de imediato. 

- Hoje acompanhámos só com uma salada, mas pode acompanhar com arroz que fica muito bom.