Mostrar mensagens com a etiqueta Sobremesas - Bolachas Biscoitos e Bolinhos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sobremesas - Bolachas Biscoitos e Bolinhos. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bolinhos de coco

Ai rica mãezinha.... e que belos bolinhos que ela fez para nós...

Não perde uma oportunidade para nos mimar... e esses bolinhos são maravilhosos. São pouco doces, húmidos por causa do coco e muito bons... a lembrar a infância.

Ingredientes:

  • 7 Ovos
  • 300gr de coco
  • 250gr de açúcar 
  • 1 colher (de sopa) bem cheia de farinha
  • Raspa de limão 





Preparação:
- Misture sem bater todos os ingredientes.
- Coloque o recheio nas forminhas.
- Em cima coloque pedacinhos de cereja.
- Leve ao forno a cozer.










sábado, 16 de fevereiro de 2013

Biscoitos de canela

Embora os dias já estejam maiores e melhores, cá em casa temos sempre umas bolachinhas caseiras para quando apetece petiscar qualquer coisa... Conhecidos cá por casa como "morenos", pela sua cor, estes biscoitos de canela são muito muito bons...

Ingredientes:
  • 250gr Farinha
  • 250gr Açúcar
  • Canela q.b.
  • 2 Ovos
  • 50gr Manteiga

Preparação:
- Mistura-se a farinha com o açúcar, a canela, os e a manteiga.
- Bate-se um pouco até obter uma massa uniforme.
- Depois, enrola-se a massa e fazem-se os bolinhos de modo a que fiquem em forma de "O" e de "S" ou na forma que desejarem.
- Seguidamente, polvilha-se os biscoitos com açúcar e levam-se ao forno, a cozer em tabuleiros.




domingo, 3 de fevereiro de 2013

Lagartos

Dia de lagartinhos na cozinha do prato caseiro... tão bons que são..... acompanhados de um chá quentinho....

Ingredientes:
  • 250gr de açúcar
  • 4 gemas e 1 clara
  • 200gr de manteiga
  • 600gr de farinha
  • Raspa de limão
  • 1 Colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
Preparação:
- Comece por bater as 250gr de açúcar com as 4 gemas de ovo e com as 200gr de manteiga.
- Junta-se uma clara de ovo batida em castelo e 600gr de farinha de trigo. Junta-se a raspa de limão e o bicarbonato de sódio. Bate-se bem.
- Quando a massa estiver bem ligada, formam-se os lagartos usando para o efeito, um funil próprio.
- Leva-se ao forno em tabuleiros untados com farinha.







Sugestão:
- No caso de não ter o funil, pode improvisar um com uma rodela de uma lata, na qual, ao meio, se recorta uma pequena estrela. É por aí que irá passar depois a massa.
- Faz-se um pequeno saco de pano branco em que o fundo irá ser a rodela de lata e à qual se cose o pano por intermédio de furos bastante juntos e previamente feitos em toda a volta da mesma.
- Coloca-se a massa no saco, aperta-se bem e vão saindo os "lagartos" pelo orifício em forma de estrela - prontos para irem ao forno.

São muito muito bons para o chá!!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Esses da Avó

Os "esses" são alguns dos muitos bolinhos secos muito apreciados e feitos lá na terra... E feitos pelas maravilhosas mãos da minha avó ainda sabem melhor!!!!

Existem muitas receitas e formas de o fazer, mas para mim estes são únicos. Perfeitos para encher um pote de biscoitos e ir comendo....

Há quem use margarina, estes são feitos com azeite. Sai um pouco mais caro, claro, mas é isso que os torna ímpares, muito fofos, muito muito bons.

Mas mesmo na terra, existem receitas diferentes. Hoje publico esta, quando fizer mais, fazem-se dos outros.

Partilho hoje aqui esta receita muito especial:

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1 chávena almoçadeira mal cheia de azeite
  • 1 casca de ovo de leite morno
  • 250gr de açúcar 
  • 1 colher (de chá) de pó Royal
  • 1 casca de limão
  • Farinha para tender os bolinhos em "SSSSS"
Preparação:
- Misturam-se todos os ingredientes até ficarem bem incorporados.
- A farinha vai-se misturando de forma gradual. Com isto vamos conseguir ter uns bolinhos mais leves. Assim, vai-se juntando farinha até ser possível "tender" os bolinhos.
- Colocam-se os bolinhos em tabuleiros previamente untados com azeite ou margarina e polvilhados com farinha.
- Passa-se gema de ovo batida por cima dos bolinhos, o que lhes vai conferir este dourado.




- E agora o melhor mesmo é trincar um enquanto ainda estão quentinhos....


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Bolos de Todos os Santos

Estes são os bolos que se fazem na minha terra no dia de todos os santos,... E não só. São super deliciosos, fáceis e fazer e que apetecem não parar de comer...




domingo, 21 de outubro de 2012

Bolachinhas

Hummm... Hoje para o lanche resolvi fazer umas bolachinhas... Super fáceis de fazer e super deliciosas...

Agradam os graúdos e fazem as delícias dos mais pequenos...

Ingredientes:
2 colheres (de sopa) de farinha maisena
1 chávena de açúcar
1 colher (de sopa) de manteiga
1 ou 2 ovos inteiros (conforme o tamanho)
2 colheres (de café) de fermento
300gr de farinha de trigo
Raspa de limão

Preparação:
Juntam-se duas colheres de farinha maisena e uma chávena de açúcar, uma colher de manteiga, um ou dois ovos inteiros, duas colheres de fermento e 300gr de farinha de trigo. Junta-se ainda raspa de limão.
Amassa-se a massa, estende-se não muito fina, com a ajuda do rolo da massa, corta-se em rodelas ou com a ajuda e formas próprias, criando assi. Bolachinhas com formatos diversos.
Levam-se ao forno num tabuleiro previamente untado com azeite e polvilhado com farinha.









Sugestão: estas bolachinhas podem não levar a raspa de limão, é opcional. Podem ainda levar canela.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cavacas

Dia de mais umas partilhas...

Mais um bolinho amassado pelas mãos de uma mulher fantástica. A minha avó e a minha mãe também ajuda, e muito!



As cavacas são tão boas...