Mostrar mensagens com a etiqueta Receitas - Frutos Secos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Receitas - Frutos Secos. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Salada de lacinhos integrais com legumes assados e bifes de peru grelhados

As refeições saudáveis não têm que ser isentas de sabor. Antes pelo contrário. Podem ser deliciosas e fazer as delicias cá de casa. Assim, tal e qual como esta sugestão que trago hoje. Esta salada pode ser servida fria ou quente. No nosso caso foi quente e fez-se acompanhar de uns simples, mas muito bons bifes de peru grelhados.



Ingredientes:

  • 1 Pimento vermelho
  • 1 Pimento amarelo
  • 1 Courgette
  • 1 Beringela
  • Tomates cherry q.b.
  • Azeite q.b.
  • 1 Colher (sopa) de molho pesto
  • 200gr de massa integral lacinhos
  • Nozes q.b.
  • Orégãos q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.

Preparação:
- Pré-aqueça o forno.
- A seguir lave bem todos os legumes. Coloque os pimentos na grelha do forno, temperados a gosto com sal e pimenta, até estarem assados, tendo o cuidado de os virar de vez em quando. 
- Quando estiverem assados , retire-os da grelha e coloque-os num saco de plástico para ajudar a soltar a pele mais facilmente.
- Com a mandolina Borner corte a courgette e a beringela no sentido do comprimento, em fatias. Transfira-as para o tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal. Junte também alguns tomates cherry previamente lavados. Pincele a courgette e a beringela com azeite e polvilhe tudo com orégãos secos. Deixe assar no forno e quando as fatias estiverem douradinhas vire-as e deixe assar do outro lado.
- Entretanto arranje os pimentos. Retire-lhes o pedúnculo, a pele e as sementes e corte-os em tiras. 
- Retire também os legumes assados do forno, corte-os em tiras e disponha-os numa saladeira, tal como os pimentos. 
- Quando colocou os legumes no forno, coloque também ao lume um tacho com água e sal. Quando começar a ferver adicione os lacinhos e deixe cozer al dente. Depois de cozida, escorra a massa e junte-a aos legumes assados e misture. Junte também algumas nozes cortadas em pedaços. Adicione o pesto e um fio de azeite e envolva bem nos legumes e na massa.

- Acompanhe com bifes de peru grelhados temperados com sal, pimenta, sumo de limão e dentes de alho e feijão preto cozido.












segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Tarte de amêndoa

A tarte de amêndoa é uma sobremesa que faz sempre parte da tradição na nossa mesa de Natale noutras alturas do ano, ou não fosse ela, a favorita da minha cara metade. Sai sempre bem, é deliciosa e para além dele todos gostam. Sinceramente também é das minhas preferidas. Não só pelo sabor da tarte, mas por estar repleta de frutos secos, neste caso amêndoas. Sou viciada em frutos secos, todos os dias, sem excepção, cá em casa se comem frutos secos.



Ingredientes:


  • 200gr de farinha
  • 1 Colher (de chá) de fermento em pó
  • 150gr de açúcar
  • 100gr de manteiga
  • 2 Ovos
Ingredientes cobertura:
  • 150gr de amêndoa palitada
  • 100gr de açúcar 
  • 100gr de manteiga
  • 60ml de leite

Preparação:
- Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. 
- A seguir coloque todos os ingredientes da massa, no copo da Bimby. A seguir programe 15 Seg / Vel. 6
- A seguir, retire a massa e coloque-a numa tarteira. Leve ao forno por 20 minutos. 
- Enquanto a massa está no forno, prepare a cobertura. Coloque todos os ingredientes, da cobertura, no copo e programe 90ºC / 8 Min. / Vel. Colher Inversa
- Retire a massa do forno e cubra-a com o preparado da cobertura. Leve ao forno até a amêndoa alourar a gosto.
- Deixe arrefecer um pouco e desenforme.








sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Mini bolos-rainha

Adoro o Natal e tudo o que envolve o Natal. A árvore, as luzes, os presentes e tudo o que está associado ao Natal. Gosto muito de dar presentes e de complementar esse presentes com pequenos mimos, como as tradicionais compotas, as bolachinhas, os biscoitos e este ano decidi oferecer mini bolos-rainha. Ficaram super fofinhos e como acho que temos de provar para ver se está bom, o mais pequeno ficou para o nosso lanche cá de casa. Logo se faz mais uma fornada. 😄😄


Ingredientes:

  • 200 gr + 300gr de Farinha tipo 55 (sem fermento)
  • 80 gr de açúcar
  • 100 gr de água
  • Casca de 1 laranja biológica
  • 100 gr de leite magro
  • 1 + 1 ovo (biológicos)
  • 350 gr de frutos secos variados  
  • 30 gr de vinho do Porto
  • 1 pitada de sal
  • 40 gr de Fermento fresco
  • 60 gr Margarina 
Preparação:
- Comece por pulverizar a casca da laranja. Programe 10 seg. /  vel. 9. Reserve.
- Coloque no copo o leite, o fermento e uma pitada de sal. Programe vel 2 / 2 min. / 37º graus.
- Adicionar 200gr de farinha. Programe Vel. espiga / 2 min.
- Deixe a massa repousar dentro do copo durante 30/40 minutos (Eu deixei cerca de 1h).
- Pressione a massa de forma a que o seu volume baixe.
- De seguida adicionar o vinho do porto, 1 ovo, a casca de laranja pulverizada reservada, o açúcar, a margarina, 300 gr de farinha e a água.
- Programe vel. espiga / 5 min.
- Verifique se a massa descola das paredes do copo, se isso não se acontecer, adicione mais farinha na vel. espiga durante 30/40 segundos.
- Programe velocidade espiga durante 25 segundos e adicione 250gr frutos secos através do bucal.
- Deixe descansar cerca de 1 hora (embora 1 hora seja suficiente como estava com tempo deixei cerca de 4h).

- Ao fim deste tempo retire a massa e divida-a em quatro.
- Enrole a massa e faça um buraco no meio. Repita a operação para os 4 pedaços de massa.
- Deixe a massa levedar cerca de 40 minutos (Eu coloquei a massa já dentro do forno ligeiramente aquecido e agora desligado).

- Assim que notar que a massa está bem leveda, retire os bolinhos do forno, ligue o forno, pincele-os com 1 ovo inteiro batido e decore com os restantes frutos secos.
- Coloque no forno pré-aquecido a 180º C cerca 25/30 minutos.
- Ir sempre verificando se o bolo já está cozido.
- Retire e delicie-se com uma fatia de bolinho ainda quentinho.







sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Biscoitos de nozes e limão

O Natal aproxima-se a passos largos e com ele muitos biscoitos para oferecer, para encher os potes cá de casa e para nos deliciarmos. Trago-vos uns bolinhos... deliciosos. Vamos provar?




Ingredientes:

  • 125gr de açúcar
  • 65gr de manteiga à temperatura ambiente
  • 1/2 limão (raspa)
  • 1 Ovo biológico
  • 250gr de farinha
  • Nozes q.b.
  • Manteiga q.b.

Preparação:
- Misture o açúcar com a manteiga e a raspa de limão. Junte-lhe o ovo e amasse bem. adicione a farinha e envolva.
- A seguir ligue o forno a 200ºC. Unte um tabuleiro de forno com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado.
- Distribua pequenas quantidades de massa, formando bolinhas, e coloque, sobre cada uma, metade de uma noz.
- Leve a meio do forno, durante 8 minutos. Decorrido este tempo, deixe arrefecer um pouco antes de retirar o tabuleiro. Remova os biscoitos do tabuleiro, coma alguns (😀😀) e guarde os restantes depois de arrefecidos.






quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Pão de abóbora e nozes com mel de rosmaninho e moringa

Hoje é o dia Mundial do Pão e eu não poderia deixar de o assinalar. Eu que adoro pão. E se há coisa que gosto é de misturar os ingredientes e vê-los a transformarem-se em algo. Pura magia deliciosa e cheia de sabor. Gosto do pão base. Farinha, fermento, água e sal. Foi assim que sempre vi fazer e sempre me habituei a comer. Hoje em dia há muitos pães que nem lhes toco. O rótulo dos ingredientes é assustador e não tem fim. Adoro juntar-lhes sementes e farinhas diferentes, mas hoje foi a pensar no pão de abóbora que costumo encontrar num supermercado e que embora a lista de ingredientes seja longa, eu admito, gosto do pão. Mas decidi tentar em casa e juntar-lhe apenas mais duas coisas, além da abóbora. Mel de rosmaninho e nozes, enfim tudo coisas que não gosto nada..... 😜😜😜😜


Ingredientes:

  • 500gr de farinha
  • 150ml de água morna 
  • 150gr de puré de batata
  • 2 "mãos cheias" de nozes descascadas
  • 1/2 saqueta de fermento em pó seco (cerca de 5gr)
  • 1 Colher (de sopa) de azeite extra virgem (Transmontanos
  • 1 Colher (de sobremesa) de mel (Transmontanos)
  • Moringa em folhas q.b.

Preparação:
- Leve a abóbora a cozer em água. Depois de descascada pesava 150gr.
- Depois de cozida, triture com a varinha mágica, até obter um puré. Reserve.
- Numa taça coloque a farinha. Abra uma cavidade no centro e coloque aí o sal, o fermento, o puré de abóbora e o azeite. Aos poucos acrescente a água e misture bem todos os ingredientes até formar uma bola que seja possível amassar, sem que esta fique muito dura. Caso seja necessário, acrescente mais um pouco de farinha ou de água.
- Amasse depois numa superfície enfarinhada. Vá esticando e batendo a massa, cerca de 10 minutos. 
- Estique a massa do pão com as mãos até obter um rectângulo. Nessa altura espalhe as folhas de moringa e as nozes partidas em pedaços. Dobre novamente a massa e volte a amassar mais uns minutos para incorporar a moringa e as nozes. 
- Faça uma bola e coloque-a numa taça, tape com película aderente e deixe levedar cerca de 1 hora. 
- Ao fim desse tempo retire a massa da taça, estique-a de novo em forma de rectângulo e depois dobre-a. Tente dar-lhe a seguir o formato de um rolo. Deixe levedar pelo menos mais 30 minutos (eu como fiz este pão entre um final de manhã de praia e mais um pouco de praia à tarde deixei cerca de mais 2h.
- A seguir faça uns cortes na superfície do pão e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos +/- (até estar cozinhado a gosto). Nós cá em casa gostamos do pão mal cozidinho.
- Quando estiver pronto retire e... bom proveito!

 











segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Bolo de erva doce e canela com nozes

Ao fim de semana é sempre um bom pretexto para se fazer um bolinho. Mesmo com temperaturas ainda quentinhas, a verdade é que já estamos no outono e por isso também sabe bem realçar os sabores desta época. 


Ingredientes:

  • 1 chávena (de chá) de leite
  • 4 ovos
  • 1/3 de chávena de chá de óleo vegetal
  • 150g de açúcar amarelo
  • 1/3 de chávena (de chá) de mel
  • 2 c. (de chá) de canela
  • 1 c. (de café) de erva-doce
  • 2 chávenas (de chá) de farinha
  • 1 c. (de chá) de fermento em pó
  • Nozes q.b.

Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180.ºC. Unte uma forma redonda média com margarina e polvilhe de farinha. Reservar.
- A seguir junte o leite, o óleo, os ovos, o açúcar amarelo, o mel, a canela e a erva-doce numa taça e bata muito bem. Junte a farinha e o fermento e bata novamente até estar integrado. Coloque a massa na forma reservada, polivilhe com nozes picadas grosseiramente e leve ao forno cerca de 30 minutos.   
- Verifique a cozedura quando estiver cozido. Em caso de duvida faça o teste do palito.   - Retirar do forno, deixe arrefecer e desenforme. Sirva. 






quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Overtnight oats ou papas de aveia cruas com banana, frutos vermelhos, nozes e mel castanheiro

Hoje trago uma sugestão para um pequeno almoço ou para um lanche, as famosas e já mil vezes replicadas overnights oats, também conhecidas por papas de aveia cruas. Preparam-se em 2 minutos e levam-se ao frigorífico durante a noite e comem-se de manhã. Mais simples não há. A diferença é que em vez de serem comidas quentes são comidas frias. Vamos a isto?



Ingredientes:

  • 4 Colheres (de sopa) de flocos de aveia
  • 1 Colher (de café) de sementes de chia
  • Canela q.b.
  • Rodelas de banana q.b.
  • Leite de aveia sem açúcar
  • Mirtilos q.b.
  • Framboesas q.b.
  • Nozes q.b.
  • Mel castanheiro (Transmontanos)
Preparação:
- Coloque num frasco a aveia, as sementes de chia, a canela, a banana e o leite. Feche o frasco e coloque-o no frigorífico durante toda a noite.
- De manhã mexa bem o preparado e coloque os toppings a gosto. Neste caso usei mirtilos e framboesas, nozes e um fio de mel castanheiro.






sexta-feira, 26 de julho de 2019

Bolinhas integrais com nozes


Ingredientes:
  • 400ml de água morna
  • Sal q.b.
  • 350gr de farinha de trigo
  • 350gr de farinha de trigo integral
  • 1 Pacote de fermento seco (4,6gr)
  • Nozes q.b.
Preparação:
Coloque todos os ingredientes por esta ordem na cuba da máquina do pão. 
- Escolha a opção amassar. Na minha máquina demora 1h25m.
- Depois de pronta retire a massa sobre uma superfície enfarinhada, amasse ligeiramente e molde a gosto. Eu dividi a massa em 8 bolinhas de +/- 120gr.
- Pré-aqueça o forno a 50ºC e desligue.
- Coloque lá dentro as bolinhas e deixe levedar mais 1h.
- Ao fim deste tempo ligue o forno e deixe cozer o pão cerca de 20 minutos a 180ºC ou até estar a gosto.
- Está pronto e bem delicioso.