quarta-feira, 22 de abril de 2020

Broa de milho e queijo fresco de cabra

Adoro pão, seja ele qual for, seja feito com que farinha for feito. De preferência mal cozido e caseiro. Sempre gostei de fazer pão e sempre que posso ou tenho tempo faço-o. Esta receita foi feita nos períodos de quarentena e a receita é do chef Hermínio Costa. Confesso que estava apreensiva em fazer esta broa, pois sempre foi dito que a água muito quente "matava o fermento" e parte da água usada nesta broa é a ferver. Mas o resultado foi uma broa fantástica, nada seca, antes pelo contrário, é uma broa húmida e muito muito boa. Não fiz a totalidade da receita pois já não tinha 500gr de milho que era o pedido na receita, mas reajustei todos os ingredientes.



Ingredientes:


  • 250gr de farinha de milho
  • Sal q.b.
  • 250ml de água a ferver
  • 125gr de farinha de espelta
  • 125gr de farinha de centeio integral
  • 1 Saqueta de fermento de padeiro (4,6gr)
  • 100ml de água fria (mais um pouco)
Preparação:
- Numa tigela, junte a farinha de milho com o sal e escalde com a água a ferver, mexendo sempre com o auxílio de uma colher. 
- Junte as restantes farinhas e o fermento de padeiro. 
- Amasse tudo, adicionando aos poucos, a água fria, até que a massa não cole nas mãos.
- Polvilhe a massa com farinha, cubra com um pano e deixe repousar / levedar durante, pelo menos uma hora. 
- Após ter levedado descole a massa do alguidar e polvilhe com mais um pouco de farinha e "sacuda" a massa no alguidar, dando voltas no ar.
- Entretanto tenha o tabuleiro para ir ao forno preparado e polvilhado com farinha. Depois de "sacudir" a massa coloque-a no tabuleiro e transfira-a para o forno pré-aquecido a 250ºC. O pão gosta de entrar num forno quente. Assim que o colocar no forno reduza a temperatura para 200ºC. Deixe cozer cerca de 25/30 minutos ou até estar a gosto.
- Deixe arrefecer ligeiramente, corte uma deliciosa fatia e coma com queijo fresco de cabra. Adoro.













1 comentário: