quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Pão de espelta integral e curcuma (açafrão)

Adoro estrear coisas novas. Sejam roupas, sapatos, bijuteria, uma carteira... qualquer coisa. Mas quando o assunto é estrear algo novo na cozinha fico "maluca". Adoro. Como eu costumo dizer sou uma menina. Sempre fui e sempre serei. 😀😀E hoje estreei uma forma nova que A Metalúrgica teve a simpatia de me oferecer e que eu adorei. Adoro fazer e comer pão. 




Ingredientes

  • 350gr de farinha de espelta Bio
  • 150gr de farinha de trigo
  • 1 Saqueta de fermento seco (4,60gr)
  • Sal marinho q.b.
  • 2gr de curcuma em pó Bio
  • Pimenta preta moída na hora q.b.
  • 330ml de água morna 

Preparação:

- Numa taça coloque as farinhas. Abra uma cavidade no centro e coloque aí o sal, o fermento, a curcuma e a pimenta moída. 
- Aos poucos acrescente a água e misture bem todos os ingredientes até formar uma bola que seja possível amassar, sem que esta fique muito dura. Caso, seja necessário, acrescente um pouco mais de farinha ou de água (no meu caso, o que usei foi o que está nos ingredientes).
- Amasse numa superfície enfarinhada. Vá esticando e batendo a massa, cerca de 15 minutos.
 - Faça uma bola e coloque-a numa taça. Tape com película aderente e deixe levedar cerca de 1 hora. Eu deixei dentro do forno. 
- Ao fim desse tempo retire a massa, volte a esticá-la em forma de rectângulo e depois dobre-a. Dê-lhe finalmente o formato desejado. Deixe levedar pelo menos mais 30 minutos. Eu deixei 1h30m porque estava com tempo e gosto do pão bem levedado.
- Antes de o levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, faça uns cortes superficiais no pão transfira para a forma da Metalúrgica e leve ao forno até estar cozido. 
- Cá em casa gostamos do pão mal cozido, 20 minutos foram suficientes.
- Finamente, delicie-se com o pãozinho quentinho. Corte uma fatia que barrei com o queijo creme Alavão Tradicional cremoso da Saloio, barrei com abacate e polvilhei com umas sementes de sésamo, linhaça, sésamo e girassol. Ficou delicioso 😛😛😛😛 Viciante, muito fofo e super saboroso.

















Sem comentários:

Enviar um comentário