sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Cavalas assadas com molho de limão e salsa com salada mista

É usual na Meia Praia, e noutros pontos do país, os pescadores oferecem a cavala. Dão-nas às gaivotas e aos populares que passam e queiram. Desde que tenha algum saco ou outra coisa para a transportar. 😀😀 E assim foi, lá vim eu com um paréo pronto a ser lavado, cheio de cavalas super frescas e a pedirem para ser amanhadas. 51 cavalas desta vez. Já no início da época nos tinham dados sardinhas (7kg), mas a vantagem das sardinhas é que não precisam ser arranjadas. A cavala embora não tenha escamas é um peixe que tem de ser arranjado. Mas valeu bem a pena. Se antigamente a cavala era posta de lado, hoje em dias já se fazem muitas iguarias com ela. A sua carne é bem suculenta, é um peixe azul e cheio de nutrientes essenciais ao nosso organismo. Tem um alto teor de ácidos gordos ómega 3, o que o tornam um excelente auxiliar a nível cardiovascular e de memória.



Ingredientes:

  • Cavalas q.b.
  • Sal q.b.
  • Azeite q.b.
  • Sumo de 1 limão
  • Salsa fresca q.b. (Aromáticas Vivas)
Preparação:
- Amanhe as cavalas. 
- Prepare as brasas para depois assar as cavalas.
- Quando estiverem prontas polvilhe as cavalas com sal e deixe-as assar de ambos os lados.
- Entretanto prepare o molho. Numa taça coloque um fio de azeite, o sumo de limão e a salsa fresca picada. Misture tudo.
- Quando retirar as cavalas da grelha, sirva-as com o molho e com uma salada a gosto.

A minha salada levou tomate rosa, alface, rúcula, rabanete, cebola, pepino, aipo, abacate, orégãos secos, moringa em folha e quinquina em folhas.









1 comentário: