quarta-feira, 3 de julho de 2019

Pão escuro

Eu AMO pão, a sério gosto mesmo muito de pão. O meu preferido é sem duvida o da minha avó. Com quase 90 anos os pães que saem das mãos da minha avó é único. Simples. Farinha, água, sal e fermento fresco. E claro cozido em forno de lenha. Já não é feito com o crescente de antigamente que aguentava vários dias, guardado num potezinho, que esperava pela próxima fornada de pães.

Mas isto para dizer que adoro combinar, farinhas e sementes, mas para mim o pão é isto. Farinha, fermento, água e sal. E sementes. Tudo o que sejam outros ingredientes, açúcares, mel, azeite.... etc já sai do registo do pão verdadeiro.

Hoje em dia cada vez que vou comprar pão fico tão desanimada que raramente o compro. É uma lista de ingredientes que não tem fim e que sinceramente não nos fazem nada bem. Pergunto-me muitas vezes e nunca percebo "porque raio" não se faz o bom pão?

De qualquer forma gosto muito de experimentar receitas novas e algumas que pelo seu bom aspeto gosto de experimentar. Este que fiz hoje é uma receita da Tia Cátia, mas que adaptei à MFP. O resultado foi um pão realmente muito bom e delicioso. Ficou aprovado para mim (leva farinha de alfarroba e a minha cara metade na alfarroba não alinha)


Ingredientes:

  • 150gr de farinha de trigo integral
  • 150gr de farinha de centeio integral
  • 100gr de farinha de trigo normal
  • 50gr de alfarroba
  • 20gr de sementes de linhaça
  • 20gr de sementes de girassol
  • 20gr de sementes de abóbora
  • 15gr de sementes de papoila
  • 1 Saqueta de fermento seco (usei cerca de 3/4)
  • 50ml de azeite
  • 200ml de água morna
  • Sal q.b.
  • 1 Colher (de sopa) de mel

Preparação:
- Coloque na cuba da máquina de fazer pão a água morna, junte o azeite, o mel e també o fermento seco. De seguida junte as farinhas, o sal e por fim as sementes.
- A seguir escolha a opção amassar. Na minha máquina é 1h25m.
 Depois de pronta retire a massa sobre uma superfície enfarinhada, amasse ligeiramente e molde a gosto. 
- Coloque o pão no forno e deixe ficar mais 1h.
- Ao fim deste tempo ligue o forno e deixe cozer o pão cerca de meia hora a 180ºC ou até estar a gosto. 
- Está pronto e bem delicioso. Obrigada Tia Cátia.






1 comentário:

  1. Lista de ingredientes aprovada, aspecto delicioso.
    Já comia uma fatia bem generosa.

    ResponderEliminar