quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Benefícios do Kefir

No outro dia publiquei um pequeno almoço diferente feito com iogurte de Kefir. Há cerca de 10 anos atrás cheguei a ter a "flor" do Kefir, mas na altura não lhe dei a devida importância e embora tenha fermentado o kefir, e consumido, na altura feito com leite de vaca, acabei por a deitar fora.

Hoje em dia e com a crescente preocupação e cuidados na alimentação, eis que incluí novamente o kefir na minha alimentação.

Para quem não conhece ou não sabe, o kefir é um probiótico. Traduzido por miúdos, é uma colónia de microrganismos benéficos para a saúde. São vários os seus benefícios, mas destacam-se o facto de facilitarem a digestão e a absorção de nutrientes. 

Visualmente parece uma couve-flor. O kefir é composto por partículas brancas e gelatinosas, a que se chamam os grãos de kefir. Estes grãos contêm bactérias, leveduras, proteínas e açúcares complexos. 

Estes grãos fermentam em leite animais (sendo o de vaca o mais consumido), mas também em leite de origem vegetal, como o leite de coco, de soja ou o de arroz, por exemplo. Há ainda quem fermente o kefir com água. 

(Imagem retirada da internet)

O Kefir é rico em proteínas, vitaminas e minerias. Tem ainda propriedades antifúngicas e antibióticas. Actua como preventivo de alguns problemas de saúde.

Tem uma longa lista de benefícios. Conhece-os aqui: 

  • Facilita a digestão
  • Ajuda no equilíbrio da flora intestinal
  • Contribui para a absorção de nutrientes
  • Diminui o colesterol
  • Melhora a densidade óssea / Combate a osteoporose
  • Tem um efeito tranquilizador do sistema nervoso
  • Previne problemas de vesícula, fígado ou rins
  • Aumenta a resistência a infecções em pessoas saudáveis
  • Pode ser usado como tratamento de problemas dermatológicos como acne, eczemas, psoríase ou alergias
  • Pode ser indicado para pessoas com ligeira intolerância à lactose (isto porque as suas bactérias e leveduras consomem a maior parte da lactose durante o processo de fermentação)

 
A preparação do kefir é muito simples e requer apenas alguns cuidados. Devem ser adquiridos os grãos de kefir (há grupos de doação), mas a mim na altura altura foram-me oferecidos por um amigo.

Os grãos devem ser colocados com leite num recipiente de vidro (até encher cerca de 3/4 do frasco). Depois é deixar à temperatura ambiente e esperar cerca de 24h para o período de fermentação ocorra. Passado este período só precisa coar o leite e beber.


Nota: Não coe o kefir com instrumentos metálicos. Retirados os grãos, repetimos o processo de colocar o kefir num frasco e adicionar o leite.

O Kefir pode depois ser consumido simples (beber o leite de kefir ou leite keferizado) ou misturar com cereais, mel, frutas, bagas gogi ou sumos de fruta (e fazer por exemplo batidos).

Outra vantagem do kefir é ser baixo em calorias. Bom mesmo! 

1 comentário:

  1. Oi amiga, boa tarde!
    Eu nunca usei Kefir, mas acredito que seja muito saudável mesmo. Por aqui também eles são doados por amigos p/serem cultivados.
    Bjssssssss

    ResponderEliminar