quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Doce de tomate aromatizado com gengibre

Se há coisa que gosto são doces e compotas, geleias, marmeladas para comer nas torradas, numa bolachinhas e às vezes para rechear em doces. Hoje trago um doce de tomate aromatizado com gengibre, algo que adoro e uso com bastante regularidade cá em casa. Até porque o Natal está quase à porta e é sempre bom acrescentar um pote de docinho nos cabazes a oferecer.

Este já está feito desde o verão, com os tomatinhos da minha avó. O tão saboroso, delicioso e sumarento tomate rosa.


Ingredientes:

  • 2 Kg de tomate rosa
  • 1Kg de açúcar
  • 1 Colher (de sopa) de gengibre ralado
  • Sumo de limão
  • 1 Pau de canela
Preparação:
- Comece por pelar o tomate, e elimine as principais grainhas (eu não gosto de as tirar todas, porque gosto de as apanhar no doce) e corte-os em pedaços.
- Num tacho coloque o tomate, o açúcar e o gengibre. Deixe cozinhar em lume brando até o tomate começar a ficar desfeito e até o ponto estrada ou estar a gosto. Eu gosto do doce bem grossinho e de ir apanhando uns pedacinhos.
- Retire do tacho e coloque em frascos devidamente esterilizados. Feche bem os frascos e vire-os com a tampa para baixo até estarem frios, para criar vácuo e aguentarem mais tempo e em perfeitas condições. 





4 comentários:

  1. Também eu, se há coisa que adoro são compotas! Até evito fazer pois não consigo resistir! Este ano fiz 3 frasquinhos de tomate que desapareceram num instante. Apenas juntei canela, não pus gengibre pois uma vez fiz com gengibre, e apesar de não ser mau, não fiquei completamente fã. Mas para quem gosta de gengibre é uma excelente opção para dar um toque diferente ao doce! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. doce de tomate com gengibre nunca provei mas deve ser bom deve lhe dar um gosto muito bom.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Com o de abóbora são o meu par favorito de doces. Adoro! Está com muito bom aspecto.

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  4. aqui em casa adoramos doce de tomate mas com gengibre nunca fiz ficou com uma cor mt bonita bjs

    ResponderEliminar