quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Surdez subita unilateral... com um final feliz!... Espero eu

De regresso e não com uma receita. Souberam-me muito bem estes dias, este mini-break. Para arejar a cabeça, para relaxar, para muita coisa. Enfim, para voltar a viver.

Como já repararam não sou muito de falar de mim. Mas há coisas que merecem e devem ser partilhadas com quem nos segue carinhosamente, dia após dia.


Para quem não sabe tenho 40 anos e considero-me uma pessoa saudável, com hábitos de vida igualmente saudáveis.


                                                                  (Foto retirada da net)




Mas a SURDEZ SUBITA UNILATERAL aconteceu COMIGO!


Foi muito simples. Acordei num sábado com uma sensação estranha no ouvido esquerdo. No domingo estava igual.... na segunda-feira ouvia pela metade nesse ouvido e na terça-feira já não ouvia desse ouvido! Zero. Simples assim.


Na terça ainda fui à farmácia e receitaram-me um daqueles produtos para se fazer a higiene do ouvido, para limpar a cera mas percebi que não era nada disso que eu precisava.


Na quarta feira decidi ir ao hospital. Fui às urgências e fui atendida por um médico de clínica geral... e só depois fui para a especialidade.... fiz alguns exames e foi confirmado o que já tinha pesquisado no dia anterior. Foi-me diagnosticada surdez subida unilateral. Quer dizer que deixei de ouvir completamente de um ouvido, no meu caso do esquerdo. Raramente ocorrem casos de surdez súbita bilateral.


O tratamento para ver se recuperava ou não, alguma coisa, ou a totalidade, poderia passar por várias fases. A primeira consistia num tratamento à base de cortisona (tudo aquilo que nós mulheres não queremos tomar, mas quando toca à saúde... vamos lá a isso) e mais dois medicamentos (um para diluir o sangue e outro para as tonturas, que embora nunca tenha sentido é um dos possíveis sintomas).

Se não resultar, iríamos avançar para uma injecção transtímpânica e mais tarde para a medicina hiperbárica.

A equipa com que calhei, quer a técnica dos exames, quer a médica não podiam ser melhores. São PESSOAS, a quem muito devo, 💓 e trataram-me como tal.


E assim comecei a fazer a 1ª fase do tratamento. Ao fim do primeiro dia já comecei a ouvir uns ruídos, o que me deu uma réstia de esperança. A agonia de viver metade de uma vida sem ouvir nada de um lado era assustadora. 


Posso dizer-vos que todos os barulhos me incomodavam... tachos, outros barulhos metálicos, cães a ladrar, bebes a chorar, pássaros a chilrear... era uma bomba para o meu ouvido. Mas à noite o silêncio era assustador. Ainda por cima eu que começo a dormir com a cabeça virada para o lado esquerdo, ou seja, o ouvido que estava para cima... nada ouvia... o marido a falar, o carro que passa na rua, os outros barulhos da rua, até do ressonar tinha saudades 😊


Por isso: 

Se deixarem de ouvir, total ou parcialmente... E desculpem escrever em letras maiúsculas... 

NÃO PENSEM QUE SEJA DO VENTO
NÃO PENSEM QUE SEJA DA ÁGUA DA PISCINA
NÃO PENSEM QUE SEJA DOS MERGULHOS NO MAR

********** VÃO AO HOSPITAL *************

O meu caso foi um caso de sucesso por causa da idade... e porque agi rápido! Só assim é possível uma recuperação.

Este é um post de alerta. A surdez subita unilateral antigamente praticamente não ocorria, agora é quase como um virus... todas as semanas aparecem pessoas novas no hospital com estes sintomas.

Depois de ter ido ao hospital na 4ª feira, regressei na 2ª feira para fazer novos exames... já tinha recuperado alguma coisa.. não imaginam a felicidade 😍😍😍😍 é claro que eu já tinha percebido isso, mas ver nos exames dá-nos mais certezas... mais uma semana de medicação e regressei na 2ª seguinte ao hospital.... informação da médica "Recuperação total da surdez súbita" - mais uma vez vos digo. Rapidez na actuação associada à idade.
Continuação dos medicamentos até ao fim das embalagens e se não acontecer nada até lá, regressarei em setembro para fazer mais exames, para ver se tudo se mantém bom.

Cuidados a ter nada de especial - nada de barulhos muito fortes, nada de andar de avião e nada de mergulhos, no primeiro mês. Depois tudo volta ao normal.







4 comentários:

  1. espero que ja esteja tudo bem pois é mesmo mt asustador possa eu tb tenho o meu ouvido direito que nao posso por agua pois quando era pequena tive um poroblema na escola por isso quando lavo a cabeça meto sempre algo que tenho em silicone que é para isso mesmo para a agua nao entar bjs força

    ResponderEliminar
  2. Que aventura!! Eu fico muitas vezes surda do ouvido direito e foi-me diagnosticada Doença de Meniere... ou seja, imensas vertigens... um horror, só quem passa é que sabe!
    Votos de total recuperação e que não tenha passado dum susto!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia este problema, por isso excelente texto para alertar as pessoas para isto. Que recuperes totalmente e sem mais problemas. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar