segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Bolo rei (amassado à mão)

E porque o Natal está à porta e os sabores do Natal já se fazem sentir hoje trago o bolo-rei, acho que a minha maior perdição nesta altura do ano. Este foi amassado à mão, como se fazia antigamente.



Ingredientes massa:
  • 25gr de fermento de padeiro
  • 1dl de leite morno
  • 400gr de farinha
  • 80gr de manteiga
  • 80gr de açúcar
  • 2 Ovos
  • 1/2 cálice de vinho do Porto
  • 1 Pitada de sal
  • Raspa de 1 limão
  • 350gr de frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, amêndoas, passas)

Ingredientes cobertura:
  • 1 Ovo batido para pincelar
  • Miolo de amêndoa palitado
  • Açúcar em pó
  • Fruta cristalizada variada
  • Geleia de marmelo
Preparação:
- Comece por desfazer o fermento de padeiro no leite morno e junte os restantes ingredientes com exceção dos frutos secos.
- Amasse bem até o preparado se despegar das mãos e do recipiente.
- Tape com um pano e deixe descansar num local quente, cerca de 20 minutos.
- Ao fim desse tempo adicione os frutos secos (uns picados grosseiramente, outros inteiros) e com a ajuda das mãos, molde uma bola.
- Deixe levedar novamente, mais 20 minutos.
- Com a ajuda das mãos forme uma coroa.
- Transfira para um tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Deixe repousar até obter quase o dobro do tamanho. 
- Pincele com o ovo e polvilhe com os frutos secos. Junte também a fruta cristalizada. Disponha porções de açúcar.
- Leve ao forno a 195º cerca de 25 minutos.
- Ao fim deste tempo retire e pincele com a geleia ligeiramente aquecida.
- Sirva de seguida.


16 comentários:

  1. Adoro bolo rei! É também a minha perdiçao nesta altura do ano! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Se soubesses os desejos que eu tenho tido de bolo rei!
    Apetece mesmo e o que mostras está fantástico!

    ResponderEliminar
  3. Nunca amassei a mão, sou calona demais para isso :) deve ser ainda mais fofinho claro! Gosto muito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou bem apetitoso. Está lindo. Parabéns!!!

    Bjinhos
    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Es una maravilla y con lo ricos que están este tipo de dulces, seguro que no te ha durado mucho en casa. En la mía se acabaría en un abrir y cerrar de ojos.

    Bsos

    ResponderEliminar
  6. Ai se eu apanhasse esse bolo aqui...desaparecia num instante! Nunca me aventurei em fazer bolo rei. Esse está mesmo a chamar por mim!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Esse bolo é realmente maravilhoso, uma verdadeira tradição que não pode ser perdida!
    O seu ficou lindo demais!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  8. Un roscón magnífico, tiene que estar muy bueno.
    Besos.

    ResponderEliminar
  9. Delicioso, roscon, te ha quedado muy bueno¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
  10. Hummm! Deve ser uma delícia. Todo os anos eu faço Panetone, porém esse Natal vou investir nesse delicioso prato.
    V A L E U!

    ResponderEliminar
  11. Eu sou mais de bolo rainha que de bolo rei, mas gosto de fazer, pois acho que fica lindo numa mesa e este teu, está mesmo lindo e super profissional.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  12. Impresionante ¡¡¡ que pinta más rica tiene, es una delicia.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  13. Só fiz bolo rainha, bolo rei nunca! Tenho de experimentar. Esse está lindo ;)

    ResponderEliminar
  14. Olá, parabéns pelo blog, é fantástico e tem receitas ótimas! Gostaria de saber se é possivel fazer bolo rainha, mas mais saudável... nunca me aventurei a fazer este tipo de bolo, pelo que não sei quais as quantidades necessárias para que saia perfeito. Utilizo muito no meu dia-a-dia, as farinhas de espelta, kamut, grão, cevada, centeio... alguma vez tentou fazer este bolo "mais saudável"? Tem alguma sugestão? :) Votos de boas festas!

    ResponderEliminar
  15. Está muito bonito e não tenho dúvidas que também muito bom

    ResponderEliminar