domingo, 5 de outubro de 2014

Parceria Quinta da Lixa

É como muito gosto que informo, a todos os que me visitam, sobre a parceria entre o Blog Prato Caseiro e a Quinta da Lixa.
Os vinhos verdes da Quinta da Lixa produzidos desde 1986, na pequena Vila da Lixa, concelho de Felgueiras, têm, nos últimos anos, conquistado excelentes prémios e distinções.



A Quinta da Lixa - Soc. Agrícola, Lda. é o testemunho vivo da paixão que a Família Meireles sempre teve pelos Vinhos Verdes. Presente em diversas áreas do mundo empresarial, esta família que já era proprietária de vinhedos localizados em redor da pequena Vila da Lixa, decide em 1986 criar uma pequena empresa com a designação de Soporvin - Sociedade Portuguesa de Vinhos. 
 
O vinho produzido era inicialmente vendido a granel mas rapidamente se percebeu que a sua qualidade e aceitação eram tais que o engarrafamento na propriedade era imperativo.
 
É, no ano de 1992,  que surge a oportunidade de adquirir a Quinta que hoje dá o nome à empresa.
A Quinta da Lixa detinha uma área total de 10ha, onde foram então plantados 7ha de vinha.
 
Atendendo ao aumento de produção, tornou-se necessária a construção de novas instalações que viessem substituir a primitiva adega. Assim, em 1994, inicia-se a construção das actuais instalações. Surge, assim, na Quinta da Lixa, um moderno centro de vinificação com uma área coberta de 3000m2, capacidade instalada de 2,5 milhões de litros, escritório, laboratório, sala de provas e loja de venda directa ao público. Tendo, hoje em dia já com 6000m2 e 4 Milhões de litros de capacidade.
 



Anos após a compra da Quinta da Lixa, e já no decorrer do ano de 1998, dá-se a mudança da designação social da empresa, esta passa então a chamar-se Quinta da Lixa - Sociedade Agrícola. 
Em 1999, a empresa compra uma nova propriedade - Quinta de Sanguinhedo com 30ha, dos quais 22 vieram a ser ocupados com vinha.
Neste momento a empresa tem um total de 52ha de vinha distribuídos pelas seguintes Quintas:
Quinta da Lixa, Quinta de Sanguinhedo, Quinta de Tarrio, Quinta da Corredoura, Quinta de Coveiros e Quinta das Maias.

O desenvolvimento contínuo da empresa só é possível graças à satisfação dos Clientes em todos os serviços prestados.
Faz parte da política de qualidade da Quinta da Lixa promover a satisfação de todas as partes interessadas, tais como Clientes, Fornecedores, Colaboradores e Sociedade em geral; cumprir os requisitos dos Clientes, bem como Normativos e Legais aplicáveis;
estabelecer permanentemente práticas de melhoria continua, atingindo níveis de rentabilidade que garantam o crescimento sustentado da empresa e a eficácia do SGQ (texto adaptado de http://www.quintadalixa.pt/).

Os vinhos da Quinta da Lixa são os mais premiados da última década em Portugal com mais de 100 galardões. No último concurso da Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos Verdes para melhores Vinhos Verdes de 2013, que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto a 31 de Maio, a Quinta da Lixa ganhou 10 prémios. O Júri Internacional atribuiu 2 prémios Best Off (Vinho Verde Branco Aromas das Castas 2012 e Vinho Quinta da Lixa Loureiro 2012), 2 medalhas de ouro, 3 de prata e 3 distinções verde honra no concurso de melhores vinhos verdes.
Medalha de Ouro foi atribuída ao Vinho Pouco Comum Alvarinho 2012, que o distinguiu como o melhor Vinho Regional Minho do Ano.
Os vinhos Quinta da Lixa Trajadura 2012 e o Quinta da Lixa Vinhão 2012, receberam a medalha de Prata nas categorias Vinho Verde da Casta Trajadura e Vinho Verde de Casta Vinhão, respetivamente.
As distinções de Verde Honra foram atribuídas aos vinhos Quinta da Lixa Branco 2012, QL-Espadeiro 2012 e QL-Alvarinho 2012. Os vinhos da Quinta da Lixa estão atualmente presentes em 26 países.

 
Para melhor servir os seus clientes, a Quinta da Lixa, criou uma área no seu site que, com um simples registo, é possível comparar os seus vinhos a preços especiais e beneficiar de promoção e brindes promocionais.
Registe-se aqui e habilite-se a todas estas vantagens!

1 comentário: