terça-feira, 8 de abril de 2014

Camarões grelhados com molho de piri-piri em aguardente de fruta e baharat

A sugestão que eu trago hoje é uma sugestão que apreciamos muito cá em casa. Perfeita para entrada ou para prato principal este camarões picante são simplesmente delciosos. Foram grelhados e depois cobertos com um delicioso molho que fez as delícias de quem os comeu...

Ingredientes:


Preparação:
- Como por arranhar os camarões tirando a tripa do mesmo.
- De seguida e com cuidado descasque os camarões, mantendo apenas o rabo e a cabeça.
- Tempere com flor de sal para peixes e sumo de limão.
- Leve a grelhar. Vire até estarem grelhados de ambos os lados.
- Enquanto grelha prepare o molho.
- Num tacho junte um fio de azeite. Adicione também a polpa de tomate. Mexa bem.
- A seguir adicione piri-piri com aguardente e a colher de chá de baharat. Mexa bem.
- Deixe apurar o molho e quando estiver no ponto, passe-o por um passador de rede.
- Regue os camarões com este molho e polvilhe com coentros frescos picados.


Para quem nao conhece, o baharat é uma mistura de condimentos do Médio Oriente muito utilizada na cozinha árabe. No fundo baharat significa pimenta. A mistura de baharat, embora signifique pimenta, é uma mistura de várias especiarias, como é o caso do cardamomo, noz-moscada, canela, alho, coentro, pimenta da Jamaica, paprica, nigella e cravo da Índia. O baharat resulta muito bem nos molhos de tomate e foi assim que me resolvi estrear neste produto, e que mais uma vez agradeço à Aromas Especiarias a oportunidade que me deu em experimentar esta delícia.

Agradeço também o incondicional apoio da Aromátivas Vivas, pelos seus produtos sempre frescos, à Sabor Bio que me permitiu experimentar um produto que desconhecia, piri-piri com aguardente. Uma produção aparentemente muito simples de realizar mas que atrabui aos pratos um sabor muito especial. É assim que são produzidos os piri piris com fruta: "O processo utilizado para produzir os nossos piri-piris em aguardente de fruta é muito simples. Seleccionamos alguma da nossa aguardente de fruta e depois adicionamos piri-piris. O álcool da aguardente absorve a cor, sabor e o mais importante - o picante dos piri-piris. Quanto mais tempo os piri-piris estão em maceração, mais picante fica o molho. Uma maneira fácil de ver o quão picante está o molho é olhar para os piri-piris - quanto mais brancos estão os piri-piris, mais forte está o molho. Como ajuda adicional colocamos o ano de produção em destaque nas garrafas."

A polpa de tomate refogado Compal, já com azeite incorporado é uma excelente ajuda na nossa cozinha, pois permite que não se acrescente mais azeite ou que a quantidade usada seja menor. E se adicionar flor de sal para peixes da Baesurisal a estes camarões o sabor dos mesmos intensifica-se de forma extraordinária.

6 comentários:

  1. Adoro camarões, que cor linda ficaram, com molho de piri piri ficaram mesmo especiais. Bela refeição. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro e esses tem um aspecto delicioso
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Hummmm, camarão é tudo de bom.
    Eu não conheço o molho piri-piri, mas deve ser bem saboroso.
    Bjssss querida

    ResponderEliminar
  4. Deliciosas esas gambas y con la salsa que le has puesto tiene que estar muy ricas. Un beso.

    ResponderEliminar
  5. Não tem como ter ficado ruim, aspecto maravilhoso!

    ResponderEliminar
  6. Parece mesmo bom, o molho do marisco é sempre muito apreciado, ainda mais com ingredientes de qualidade como esses :)

    ResponderEliminar