domingo, 9 de março de 2014

Parceria - Fumados Douro

É com uma enorme satisfação que comunico a nova parceria do Blog Prato Caseiro com a Fumados Douro.

http://fumadosdouro.pt/
 
História
A Fumados Douro, Comercialização de Carnes S.A. está situada no lugar de Travanca, concelho de Armamar. Opera no ramo alimentar, dedicando-se à transformação e comercialização de carnes (suínos, bovinos, caprinos e ovinos), assim como à prestação de serviços no abate de suínos, ovinos e caprinos. Possui 11.000 m2 de área coberta e 40.000 m2 de área envolvente.
As instalações são compostas por uma área de matadouro com capacidade de abate de 1000 animais/dia (ovinos/caprinos/suínos), licenciado desde 1998. A área de transformação tem capacidade para uma grande quantidade de produção de transformados/frescos suínos/frescos bovinos. Possui ainda uma ETAR onde procede ao tratamento dos resíduos provenientes da sua actividade. Constituída em 1996 por iniciativa de trabalhadores de uma empresa do mesmo ramo (transformação e comercialização de carnes), também com sede no Lugar de Travanca, Armamar, a Fumados Douro entra, em 1997, num processo de remodelação do matadouro.
De 1997 a 2002 a empresa manteve a actividade produtiva, tendo em vista o aumento da sua capacidade de produção. Em 2002, dá-se a alteração da estrutura accionista da empresa, inicia-se um processo de remodelação de fundo que se justifica pela necessidade de crescimento face a um mercado cada dia mais competitivo. Em 2003, com grande parte da remodelação concluída, a empresa encontra-se capaz de assumir os desígnios que orientaram a sua modernização.
Guiada pelos seus propósitos de expansão e desenvolvimento, a Fumados Douro S.A. candidatou-se, em 2007, a um novo projecto de investimento com vista ao aumento de competitividade da empresa, nomeadamente ao Programa PRODER, Linha “Inovação e Desenvolvimento Empresarial”. O projecto apresentado, que previa a “Modernização da unidade de abate e transformação de carnes”, traduziu-se na criação de uma nova linha de abate, criação de zonas de armazenamento e de produção e no aumento acentuado da área total da empresa.
Este investimento teve como objectivo aumentar a produção e a capacidade de resposta da empresa em tempo e quantidade. Actualmente a empresa é uma das maiores empresas do ramo alimentar de todo o distrito de Viseu e a maior empregadora do concelho de Armamar. A Fumados Douro S.A. trabalha directa ou indirectamente com aproximadamente 1000 empresas e empresários em nome individual e emprega cerca de 100 pessoas.

Qualidade
A Fumados Douro cumpre todas as normas comunitárias (Ambientais e de Comercialização de Produtos Alimentares) e está certificada pela SGS cumprindo os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2000 desde Maio de 2007. Tem o sistema de HACCP implementado desde 2004.
A Política da Qualidade e Segurança Alimentar da Fumados Douro, S.A. tem como objectivo estabelecer e implementar o disposto nas seguintes alíneas: – Adoptar o compromisso para a melhoria contínua dos processos e da organização e para a identificação das necessidades e expectativas dos clientes na procura da sua satisfação.
  • Fornecer produtos que satisfaçam as expectativas dos clientes a preços competitivos, com a máxima qualidade, grande diversidade, conforme a regulamentação e especificações aplicáveis neste sector de actividade.
  • Assegurar a formação contínua dos funcionários face às exigências e expectativas dos clientes procurando melhorar continuamente as suas competências e satisfazer a legislação de Higiene e Segurança no Trabalho.
  • Cumprir as Normas e Legislação relativas à Segurança Alimentar (Autocontrolo, Boas Práticas, Higienização).

Missão e Visão
Visão
É objectivo da Fumados Douro, Comercialização de Carnes S.A. atingir uma posição de destaque nos mercados onde se insere e alcançar a distinção no panorama do sector. Propõe-se a ser a mais fiel representante de uma região (Douro Sul) com muita tradição na produção de enchidos e fumados, perspectivando um reconhecimento do mercado pelo seu crescimento pautado pela busca da excelência na qualidade dos seus produtos.

Missão
Contribuir para o bem-estar dos consumidores que vêem nestes produtos a perpetuação de um legado gastronómico e cultural. Ao mesmo tempo, o salto qualitativo da empresa será a alavanca necessária para o desenvolvimento da região, promovendo a criação de novos postos de trabalho e aumentando a competência laboral da região por intermédio de um maior número de trabalhadores especializados. É também missão da empresa promover um efeito multiplicador na economia local, desenvolvendo pólos de competência e novas iniciativas de investimento ligadas ao sector da comercialização das carnes.

 
A variedade e a qualidade dos seus produtos são fantásticas. Podem espreitar tudo aqui.
 
1

3 comentários: