sábado, 1 de março de 2014

Carpaccio de tomate,queijo e oregãos frescos

Olá amigos e amigas :-) Hoje trago-vos uma sugestão muito simples, mas que resulta na perfeição como entrada ou até como acompanhamento de uma refeição.

O carpaccio teve as suas origens em Veneza, na década de 50. Foi inventado pelo dono de um bar quando uma cliente sua, a Condessa Amalia Nani Mocenigo a informou que deveria de aumentar o consumo de carne crua. Esta é apenas uma das várias histórias que deram origem ao carpaccio.

Inicialmente os carpaccios que se serviam eram quase sempre de carne, mas hoje em dia diversificou-se a oferta e já se faz carpaccio com quase tudo. Frutas como o ananás ou o tomate, legumes, salmão, polvo, novilho são apenas algumas das sugestões.



A minha sugestão hoje é um carpaccio de tomate.

Ingredientes:
  • 2 Tomates
  • Lascas de queijo de cabra curado (Usei Serra das Fragas)
  • Orégãos frescos (Usei Aromáticas Vivas)
  • Flor de Sal para saladas (Usei Baesurisal) 
  • Azeite virgem extra (Usei Carmim)
Preparação:
- Lave muito bem os tomates e corte-os em rodelas muito finas. Disponha-as num prato.
- Com a ajuda de uma faca retire pequenas lascas de queijo de cabra.
- Adicione folhas de óregãos frescos.
- Tempere com flor de sal para saladas. Finalize com um fio de azeite.

Para a realização desta deliciosa entrada usei deliciosos ingredientes.
 
As lascas de queijo da Serra das Fragas. Queijo de cabra curado. Curado de forma tradicional e com uma pasta macia, mas consistente. Sabiam que neste queijo tudo se aproveita? Até a casca é comestível.
 
 
 
As lascas de queijo foram sobrepostas em cima de deliciosas fatias finas de tomate e polvilhadas com óregãos frescos da Aromáticas Vivas. As ervas aromáticas frescas têm inúmeras vantagens. Além de serem um condimento muito saudável, valorizam o sabor dos alimentos. Para este carpaccio usei os óregãos frescos, cujo sabor é amargo, embora se trate de uma planta extremamente aromática. Perfeito para acompanhar o tomate. Combina muito bem com outros alimentos, como é o caso da beringela, das massas, da vitela, carnes brancas e até pratos de peixe. Fica excelente também no queijo.
 
 
 
Finalmente, e para temperar usei Flor de Sal para Saladas da Baesurisal e azeite Monsaraz virgem extra da Carmim. Desde que passei a usar Flor de Sal é que percebi que existem de fato muitas diferenças para o sal tradicional e porque é que o mesmo é conhecido como o "caviar dos sais". A flor de sal é como que um floco que quando entra em contacto com os alimentos se desfaz quase de forma instantânea, conferindo aos mesmos um sabor fantástico. O azeite é dono de um paladar com sabores únicos. Tem um aroma suave e fresco a amêndoa, e é perfeito para acompanhar saladas e peixes grelhados. 
 


 
A todos muito obrigada.

7 comentários:

  1. hola bonita, mira para mí este plato es una cena buenísima pues me encanta el tomate y el queso de cabra y este tiene muy buena pinta. besotes!!

    ResponderEliminar
  2. Olá:)

    Uma deliciosa sugestão! Faz lembrar os dias quentes de Verão - pode ser que dê uma ajuda com este tempo de chuva:)

    Bom fim-de-semana e bom Carnaval!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Simples e delicioso!!
    Bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  4. Olá...
    Adoro adoro adoro :).... 5 ***** ;)....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Essas parcerias são todas de qualidade :)
    Já estava a ver que ia ver um prato de carne crua! Ainda não me habituei à ideia de que há gente a comer peixe cru, e chega este post a falar da carne... ;)
    Parece muito bom, tomate com queijo é um contraste fantástico :)

    ResponderEliminar
  6. Seria muito bem vindo
    Simples e delicioso, claro!

    ResponderEliminar
  7. Simple, pero con una combinación de ingredientes fantástica, muy rica. Un beso.

    ResponderEliminar