terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Romã

Tal como referido ontem, no dia de Reis era dia de comermos os 7 bagos de romã :-)

Mas a romã tem outras características e propriedades além das referidas aqui.




Para quem não sabe, a romã é proveniente da Ásia e o cultivo deste fruto já se conhece á cerca de 5000 anos.

Reza a história que a romã terá chegado à Península Ibérica pelas mãos dos árabes e era muito utilizada nos banquetes que se realizam entre os Gregos e os Romanos.

Existem ainda alguns povos que olham para a romã como o fruto do amor. Diz a mitologia grega que a primeira romã terá sido plantada por Afrodite, a deusa do amor e da beleza.

Por outro lado, na Indonésia, a romã está associada a ritos sobre a gravidez.

Na China, ao contrário do que seria de esperar, por causa da tradição do arroz, o que se oferece aos recem-casados é uma romã.

A romã permite-nos variadíssimas combinações nas nossas cozinhas. O mais simples é comermos... bago a bago..., ou seja, ao natural, mas a romã serve também para sumos, gelados, licores, xaropes, coberturas de mousses...

Em termos de saúde e beleza:

A romã é também um excelente hidratante e antioxidante, e tudo na romã se aproveita.

O sumo de romã é perfeito para infeções da boca, garganta e gengivas, é bom para a tosse e para a rouquidão, sendo apenas necessário gargarejar com o respetivo sumo.

A romã previne também o aparecimento de aftas.

Tal comoo referi anteriormente, na romã tudo se aproveita. Até a casca. Depois de fervida e após arrefecer (para não nos queimarmos) podemos gargarejar e ajuda também nas infecções da garganta.

A romã é ainda o símbolo de fertilidade para muitas culturas, mas ao longo dos anos ganhou novos significados. amor, união e casamento, devido à enorme quantidade de sementes e dos bagos e ao entreleçamento destes na polpa. As mulheres gregas, por exemplo, costumam comer romã em cerimónias religiosas como forma de evocar a fertilidade.

Em termos nutricionais, a romã é rica em potássio e em água.

Dizem alguns estudos que o sumo da romã contem duas a três vezes mais capacidade antioxidante que o vinho tinto ou o famoso chá verde. É por isso aconselhável para problemas cardíacos.

Triturando a casca, as sementes e a polpa conseguimos contribuir para a redução da tensão arterial, o mau colesterol e contribuimos ainda para a prevenção do cancro da mama e da próstata. Os ácidos da romã protegem ainda os vasos sanguíneos, contribuindo desta forma para evitar os AVC.

Vale a pena comer romãs!!

10 comentários:

  1. Me encantan las granadas, una entrada muy interesante.

    Me quedaré por aquí, muy bueno tu blog.

    Besos

    http://ciberuniverso-kiu.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  2. Holaaaa, gracias por tu visita, aqui me tienes, viendo tu blog con recetas interesantes, si me permites me quedo por aqui, besos.

    ResponderEliminar
  3. Olá !
    Não sabia dessas propriedades do Romã e aqui em seu blog pode aprender mais com essa proveitosa postagem, agradeço
    Quanto ao seu comentário em meu espaço, com certeza, não somente a aparência, mas a receita é muito deliciosa mesmo e como estamos numa onda de " calorzão " aqui, achei por bem divulgar, mais uma vez agradeço a sua visita e também seu comentário oportuno em meu blog

    Beijos e Carinhos
    Delicias na Cozinha

    ResponderEliminar
  4. Me encantan las granadas!! En especial en zumo o en ensaladas.

    Besos.

    ResponderEliminar
  5. Es una rica fruta con muchas propiedades, además queda muy bien en las ensaladas.
    Besos.

    ResponderEliminar
  6. Amiga,
    ótima informações, eu amo romã!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto muito de romã, mas é das frutas que dão mais trabalho :P Acabo por não comer muitas vezes. Se vai alguma casquinha fica logo um sabor mesmo amargo! Mas pelos vistos é muito apreciada internacionalmente :) E tradicional, também! As tradições são muito engraçadas.

    ResponderEliminar
  8. Já tinha ideia de que tinha óptima propriedades, mas só de pensar em descascá-las... perco a vontade de comer romã! :P
    Para ser sincera, não é dos meus frutos preferidos mas gosto de manter as tradições e comer sempre romã por esta altura do ano! :)

    ResponderEliminar