terça-feira, 28 de maio de 2013

Como estripar camarões

O processo de estripar os camarões (retirar a tripa) é extremamente fácil.

Estripar o camarão:
- O camarão deve ser cortado com bastante cuidado ao longo da parte inteferior.
- De seguida retira-se a casca, tendo o cuidado de manter o camarão intacto. Caso queiram, podem deixar a cauda. Aqui acho eu, depende muito dos pratos que estejamos a fazer.
- Agora, com a ajuda de uma faca afiada, fazemos um corte superficial ao longo do lombo do camarão, para expor o veio intestinal.



- Com a ajuda do bico de uma faca, retiramos o veio, enxaguam-se os camarões debaixo de água corrente e secam-se com papel absorvente.



E pronto, já estão prontinhos a serem usados.


O que é e porqur deve ser retirado:

Esse veio negro que sai do camarão é o seu intestino. Este, por sua vez, ao ser cozinhado pode dar um sabor amargo aos cozinhados, o que se torna desagradável, por isso o melhor é mesmo retirar a tripa em cru e depois cozinhar.

Admito que nem sempre o faço, porque embora se trate de um processo simples, a verdade é que nem sempre o tempo abunda, mas sempre que posso.... lá se estripam os camarões.

Há quem prefira retirar a tripa ao camarão depois de cozinhado. O processo é o mesmo, mas não se torna tão fácil. Ficam mais bonitos sem a tripa, mas se optarmos por fazer este processo depois de cozinhado, se por acaso ganhou o tal abor amargo... já não há nada a fazer. Por isso a fazer.... que seja em cru.

Sem comentários:

Enviar um comentário