quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mousse de chocolate com pudim de ananás

Quem não se lembra de "lamber" a taça da mousse de chocolate sempre que a mesma era preparada na nossa infância? E de todas as restantes massas de bolos ou pudins? A verdade é que só esta lembrança trás inúmeras e excelentes recordações. E hoje foi dia de recordar...

Por isso hoje deixo-vos uma experiência que resultou muito bem e que é uma verdadeira delícia. É uma mistura de mousse caseira e de pudim instantâneo de ananás... Com bolacha Maria.

Ingredientes (pudim):
1 pudim instantâneo de ananás Boca Doce
3 colheres (de sopa) de açúcar
5 dl de leite magro
Bolacha Maria q.b.
Ananás e morango para decorar

Ingredientes (mousse):
1 tablete de chocolate negro de 200gr Nestlé
100gr de margarina
5 ovos
4 colheres (de sopa) de açúcar

Preparação:
Coloca-se o conteúdo da saqueta de pudim instantâneo de ananás num tacho, juntamente com 3 colheres de sopa de açúcar. Adiciona-se o leite aos poucos e vai-se mexendo sempre. Deixa-se ferver um minuto. De seguida distribui-se a mistura por taças individuais.



Entretanto esmagam-se algumas bolachas Maria até ficarem em pó. Enquanto fazemos esta operação já o pudim arrefeceu o suficiente e podemos distribuir um pouco da bolacha Maria triturada por cima.

Agora vamos preparar a mousse. Derrete-se o chocolate (menos as duas ultimas tiras da tablete), ou seja, mais ou menos 150gr de chocolate mais a margarina numa caçarola. Deixa-se arrefecer um pouco.
De seguida batem-se as claras em castelo.
Batem-se as gemas e juntam-se à mistura de margarina e chocolate derretidos. Juntam-se de seguida 4 colheres, de sopa, de açúcar e mistura-se tudo muito bem.
Envolve-se tudo e agora distribui-se a mousse por cima da bolacha e do pudim.



Decora-se com uma fatia de morango laminado e um triângulo de ananás.



Nota: A receita do pudim dá para cerca de 6 taças, a da mousse rende mais uma ou duas taças, pelo que podemos ficar com 2 taças só de mousse.

Podemos também substituir o pudim de ananás por pudim de morango, ou outro a gosto, e substituir a decoração por pedaços e kiwi ou qualquer outra fruta a gosto. As minhas sugestões são apenas referentes a experiências que fiz.


Sem comentários:

Enviar um comentário